33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Bolsonaro pode ser reeleito no primeiro turno, diz Ciro Nogueira

O senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, não tem se furtado a ocupar o lugar de grande articulador do apoio político no Congresso Nacional ao presidente Jair Bolsonaro. E coloca o apoio do “Centrão” – onde o Progressistas é a maior bancada – como fundamental para a recente estabilidade alcançada pelo governo. As declarações do senador foram feitas em uma longa entrevista (de 54 minutos) à rede CNN, ontem. Ciro afirmou que a moderação nas falas do presidente da República não foram “um pedido” do Centrão, mas “um argumento” em defesa do diálogo e boa relação institucional.

Para o senador, Bolsonaro está dando a volta por cima tanto pelas mudanças de postura como por ações tipo Auxílio Emergencial. E já é visto pelos políticos como o favorito nas eleições de 2022.O líder dos progressistas vai além na análise e acredita que Bolsonaro pode vencer a disputa no primeiro turno.
A coluna destacou alguns pontos da entrevista de Ciro.

O que Ciro disse na entrevista

• Papel do Centrão: o senador Ciro Nogueira vê o Centrão como fundamental para a estabilidade política recente. Acrescenta que todo avanço no país “nos últimos 30 anos” teve participação do grupo.
• Eleição na Câmara: vê a divisão do Centrão (saída do MDB e DEM) como algo simbólico e sem efeito prático. E acredita que haverá consenso entre os centristas, incluindo Rodrigo Maia.
• Reeleição de Bolsonaro: vê Bolsonaro muito forte. Tem o apoio da direita e agora soma o centro, e conta com resposta popular. Pode “ganhar no primeiro turno”, diz.
• Eleitor apaixonado: para Ciro Nogueira, o presidente tem seguidores apaixonados como nunca antes visto. Atribui isso a uma percepção popular como “é um de nós”, com linguagem simples e direta.
• Bolsonaro no PP: Se o presidente não conseguir viabilizar o Aliança, tem as portas do Progressistas abertas. “Acho que ele nunca deveria ter saído”.
• Ruptura com Wellington: Diz que ele tinha com Wellington Dias um projeto para o Estado. “Mas ele demonstrou que tem um projeto de partido apenas”.
• Fura-teto: defende recursos especiais para obras, e festeja os ministros Tarcísio de Freitas e Rogério Marinho pelas obras de infraestrutura.
• Lava Jato: Elogiou as ações de Augusto Aras sobre a Lava Jato. “Foi a maior operação de combate à corrupção, mas não está acima da lei”.
• Bolsonaro cabo eleitoral: Ciro acha que o presidente não deve se envolver nas campanhas municipal deste ano. Mas vê as ações de Bolsonaro um forte apelo a ser empunhado pelos aliados.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais