18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSaúde

Brasil desenvolve teste de sequenciamento genético para novo coronavírus

Foto reprodução

No dia em que o número de mortes registradas no Brasil em apenas 24 horas chegou a 1.188, o país apresentou uma boa notícia que o coloca na vanguarda em relação ao restante do mundo. Os pesquisadores do Hospital Albert Einstein desenvolveram o primeiro teste genético para detecção do novo coronavírus, com precisão muito próxima de 100%, performance semelhante aos testes já conhecidos do tipo RT-PCR, com a diferença de possuir uma capacidade de análise até 16 vezes maior do que este.

A novidade pode ser o caminho para que o Brasil venha a realizar a testagem em massa da sua população, estratégia defendida pela Organização Mundial de Saúde e por todos os epidemiologistas. Até então, não se sabe ao certo o tamanho da população infectada pelo novo coronavírus por causa da baixa testagem e da sua consequente subnotificação.

Os pesquisadores do Einstein trabalharam  intensamente durante dois meses para desenvolver o novo teste, feito a partir do sequenciamento da Nova Geração, que analisa fragmentos do DNA. Eles conseguiram adaptar a técnica para a leitura do RNA, outra molécula biológica que, junto com o DNA, forma o material genético dos seres vivos. O Sars-Cov 2, o novo coronavírus, assim como a maioria dos vírus, possui apenas RNA.

O exame identifica a presença do vírus no organismo logo no primeiro dia e o resultado pode ser conhecido em apenas três dias. Murilo Cervato, um dos pesquisadores do projeto, diz que a equipe já está trabalhando para diminuir o prazo para a entrega dos resultados. O novo exame é realizado a partir da coleta de saliva ou da cavidade nasal, por meio de um cotonete (swab), e já foi patenteado pelo Sistema Internacional de Patentes dos Estados Unidos.

Outra notícia promissora é que o exame já deverá estar disponível no início do próximo mês. A boa ciência, mais uma vez, se mostra como o melhor caminho para enfrentar a pandemia.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais