22.7 C
Piauí
24 de maio de 2019
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco Saúde

Cachorro é aliado para abandonar o sedentarismo

Seu aliado parta deixar o sedentarismo de lado pode estar mais perto do que você imagina. E, certamente, não dispensa uma volta por aí… Um estudo da Universidade de Liverpool revelou que donos de cães têm quatro vezes mais chances de obter o nível aconselhado de exercícios semanais do que pessoas sem cachorros.

A pesquisa foi realizada com 538 famílias de uma comunidade de West Cheshire, no Reino Unido. Dentre essas famílias, 200 cidadãos tinham cães, 450 não eram donos de cachorros e 46 eram crianças

Mais de 80% de quem tinha cães fazia pelo menos 150 minutos (1h30) de exercícios físicos por semana, de moderados a vigorosos. Esta é a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tanto adultos quanto crianças que conviviam com cachorros e passeavam com eles caminham mais quando comparados com que não têm um bicho de estimação.

Atividade

De um modo geral, a caminhada deve durar no mínimo 20 minutos, em ritmo constante e um tanto acelerado, para ser considerada exercício e ter efeitos fisiológicos no corpo humano.  Com o tempo e mantendo a regularidade nos passeios, você colhe benefícios, como emagrecimento, aumento da capacidade cardiovascular, aumento da disposição e músculos mais fortes e resistentes.

O animal também sai ganhando com os passeios. Há melhora da circulação sanguínea, frequência cardíaca, função pulmonar, resistência muscular e articular e manutenção do peso corpóreo. Ainda deixa o cão mais tranquilo e sociável.

Dica

Se o tutor quer proporcionar uma boa experiência para o cachorro durante o passeio, precisa ensinar algumas ordens ao pet. O melhor é você utilizar uma coleira no pescoço, apenas para controlar o passeio. E mais: o líder do cachorro é você: o ideal é sempre ir ou à frente ou ao lado do seu cão.

Fonte: Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Segundo FPM de novembro vem com alta de 25,88%

Junior Oliveira

Conquistas e desafios marcam história do Piauí

Junior Oliveira

Sem alianças, PP inicia conversa com prefeito Firmino após aval de Ciro

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais