30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Caixão com corpo de vítima da Covid-19 é abandonado em cemitério no Piauí

Caixão é abandonado em cemitério na zona rural de Altos, Norte do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Campo Maior em Foco

Um caixão com o corpo de um homem vítima da Covid-19 foi abandonado em um cemitério no Povoado Prata, zona rural de Altos, Norte do Piauí. O caso revoltou os moradores, que denunciaram o descumprimento aos protocolos sanitários para o enterro.

Fotos do caixão fora da vala viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (12). Populares contaram que o plástico utilizado para envolver o caixão foi retirado pelos coveiros sem proteção.

“Cadê o coveiro e toda a estrutura que a prefeita disse que tinha?”, diz um post de um morador.

“Um caixão jogado no cemitério sem enterrar”, disse outro morador.

Plástico utilizado para envolver o caixão de vítima da Covid-19 foi retirado  — Foto: Arquivo Pessoal/Campo Maior em Foco

Plástico utilizado para envolver o caixão de vítima da Covid-19 foi retirado — Foto: Arquivo Pessoal/Campo Maior em Foco

Em nota, a Prefeitura de Altos informou que o corpo trata-se de um paciente que veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

A prefeitura disse que foi informada da morte quando já havia sido feito o traslado e o enterro do paciente, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito. No entanto, o corpo não foi enterrado, segundo denúncia dos moradores. De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação.

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, esclarece que foi informada do referido óbito quando já havia sido feito pela família o traslado e o enterro do paciente sem comunicação ao Município, ou seja, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito.

O paciente veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Ao tomar conhecimento do óbito por meio do Sistema de Notificações do Governo do Estado, ao meio-dia do dia 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação, que não seguiu os protocolos estabelecidos tanto pelo Estado como pelo Município.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais