23.5 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPicos

Câmara aprova nova Lei da meia passagem estudantil em Picos

As 18h53min desta quinta-feira (19), chegou ao fim uma polêmica que se arrastava há um mês. Foram necessárias quatro sessões ordinárias e uma extraordinária para que o Poder Executivo, o Poder Legislativo e os Movimentos Estudantis chegassem a um acordo em relação ao Projeto de Lei da Prefeitura que dispõe sobre o benefício do pagamento da meia passagem para estudantes no âmbito local. O texto original foi aprovado com várias Emendas.

Como as mudanças haviam sido acordadas pelas partes desde uma reunião realizada na Presidência da Câmara, na última terça-feira (17), todos, estudantes e vereadores, compareceram ao Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva de “espírito desarmado”, diferente do que ocorreu em outras sessões, quando inclusive uma delas, a da semana passada, teve de ser encerrada por conta do protesto dos universitários. Diante de um panorama de calmaria a sessão fluiu. Nos discursos, apartes e questões de ordem, todos os parlamentares presentes elogiaram as mudanças no Projeto e principalmente os Movimentos Estudantis pelo consenso em relação às alterações.

Com exceção das conversas paralelas e dos aplausos, pouco prejudiciais, os estudantes que lotaram as galerias da Câmara não se manifestaram durante a sessão ordinária desta quinta. Até mesmo na hora de protestar os universitários foram silenciosos. Na oportunidade, alguns alunos da a UFPI (Universidade Federal do Piauí) e da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), deram as costas no momento que a vereadora oposicionista, Fátima Sá (REDE), discursava na Tribuna da Casa.

Entre as mudanças no Projeto de Lei que dispõe sobre o benefício do pagamento da meia passagem no município de Picos estão: a expedição das carteirinhas poderá ser feita por qualquer associação estudantil que tenha CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e obedeça aos demais critérios como possuir estatuto, ata da eleição e modelo de identidade definido; e todas as instituições que atenderem oas pré-requisitos básicos poderão emitir a carteirinha, mesmo sem a autorização do Chefe do Poder Executivo. O texto com as respectivas Emendas serão encaminhados para a sanção do prefeito, Padre Almir Lima (PT).

Fonte: Diaadiapicos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais