33.2 C
Piauí
14 de maio de 2021
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco Polícia

Câmara da Segurança mira no “Novo Cangaço” e no combate ao tráfico no Nordeste

Eleito coordenador do colegiado da Câmara da Segurança Pública do Nordeste, o secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, afirma que o “Novo Cangaço” estará na mira das ações de prevenção e de combate ao crime organizado no Nordeste. A Câmara de Segurança também irá fortalecer a batalha contra o tráfico de drogas e de armas envolvendo os nove estados nordestinos, reforçando a proteção nas fronteiras e divisa. O colegiado já estuda a formação de uma Força Integrada de Segurança para atuação regional.

Os grupos criminosos conhecidos como “Novo Cangaço” são reconhecidos por “tocar o terror”, principalmente em cidades pequenas, em ataques a agências bancárias. Assaltantes fortemente armados, com fuzis e explosivos, por exemplo, chegam a fazer os moradores de reféns, como aconteceu na cidade de Miguel Alves, em outubro de 2020, para amedrontar a população e intimidar as polícias.

“Esse é um dos temas para o qual vamos dar maior atenção. Aliás foi muito ventilado nas reuniões, inclusive pelo presidente do Consórcio [Nordeste, governador do Piauí, Wellington Dias]. Queremos sim unir esforços para esse combate, com uma rede de inteligência e investigação integradas para reduzir a criminalidade violenta no Nordeste. Isso será prioridade”, disse o coordenador.

Foto: PM


Moradores foram feitos de reféns durante assalto a banco em Miguel Alves (Foto: divulgação)

Tráfico

Ao Cidadeverde.com, o secretário ressalta que o tráfico de drogas e de armas entre os estados também preocupa o colegiado. “Estamos idealizando um sistema para o NE de proteção das fronteiras utilizando-se, por exemplo, de um sistema integrado de vigilância eletrônica por câmeras. Iremos propor (ideia, inclusive, do governador, ressalta o secretário) de uma Força Integrada de Segurança para atuação regional”.

“São muitas ideias, oportunidades, recursos tecnológicos, equipamentos modernos que podem ser utilizados. Tudo será pautado e analisado com coerência e pés no chão”, explica o coronel.

Pistolagem

Recentemente, as prisões dos suspeitos de matar o empresário Janes Cavalcante de Castro chamou a atenção pela ligação do homicídio, que ocorreu na cidade de Parnaíba, em setembro de 2020, com o crime de pistolagem.  Os suspeitos foram presos na última quarta-feira (14), durante operação policial, nos estados do Piauí, Alagoas e Pernambuco.

“Essa investigação é um exemplo do sucesso da integração entre as Polícias. Participaram policiais rodoviários federais e policiais civis de Pernambuco, Alagoas e Piauí. Não podemos desconsiderar a atuação regional desses grupos criminosos, portanto, a integração das forças de segurança dos Estados é fundamental e tem resultados sempre positivos”.

Foto: Governo do Piauí

Criação 

A iniciativa de criação da Câmara Temática de Segurança Pública do Nordeste foi do presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias.  A Câmara contará com a participação de todos os secretários de Segurança dos estados do Nordeste.

Na última quarta-feira (14) ocorreu a primeira reunião dos integrantes da Câmara. Na ocasião, escolheram como coordenador, o secretário de Segurança do Piauí, Rubens Pereira, e o vice-coordenador, secretário de Segurança de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti.

A reunião contou com a presença do Colegiado dos Secretários de Segurança do Nordeste, que participou da escolha da coordenação.

“Formaremos os subgrupos com representações estaduais. O trabalho prossegue. Esperamos resultados a curto, médio e longo prazo, conforme a complexidade de cada tema”, diz Rubens Pereira.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais