25.4 C
Piauí
27 de junho de 2022
Cidades em Foco
Geral Política

Câmara de Teresina vai instalar Conselho de Ética para avaliar embate entre vereadores

Fotos: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

O presidente da Câmara Jeová Alencar (Republicanos) vai dar início ao processo para a composição do Conselho de Ética na Câmara Municipal na próxima semana. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (26).

O debate sobre o Conselho de Ética foi reascendido após o vereador Antônio José Lira (Republicanos) e o vereador Ismael Silva (PSD) protagonizarem um embate no Plenário. A situação ocorreu devido a votação de um projeto que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim que se destina em Teresina.

“Acredito que na próxima semana vamos estar respeitando a proporcionalidade dos partidos aqui na casa e colocando para a apreciação no Plenário, colocando para ser votado o Conselho de Ética”, informou Jeová Alencar.

O Conselho de Ética já havia sido criado na Câmara de Teresina, mas nunca chegou a ser instalado. Ou seja, nenhum vereador foi nomeado para ocupar as funções.

Na composição estão cinco titulares: um presidente, um vice, três secretários e dois suplentes. A nomeação de cada um ocorre respeitando a proporcionalidade dos partidos na Casa.

Atualmente, a duas maiores bancadas em Teresina são do Republicanos e PSDB.

O vereador Dudu Borges (PT) falou sobre a importância que tem a criação efetiva do Conselho de Ética.

“A Comissão de ética é útil, pois se um parlamentar eleito fizer um ato que desabone a conduta ou a constituição, a sua condição de parlamentar, deverá ser analisado. O Conselho pode ser provocado pela sociedade, pela própria Câmara”, disse.

Fonte: Flash Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais