19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Câmara inclui Picos na Zona Franca do Semiárido Nordestino

A emenda do deputado federal Júlio César (PSD) que acrescenta o município de Picos e um raio de 100 quilômetros na Zona Franca do Semiárido Nordestino (ZFSN) foi acatada no relatório do deputado Gonzaga Patriota (PSB-CE), na PEC nº 19-A/ 2011. O parlamentar piauiense ainda propôs aumentar o prazo de vigência da zona franca nordestina de 30 para 50 anos.

A PEC de autoria do deputado Wilson Filho (PTB-PB) cria a Zona Franca do Semiárido, com sede no município de Cajazeiras (PB) e com características de área de livre comércio de exportação e importação, de incentivos fiscais pelo prazo de  30 anos, sendo estendido pelo deputado Julio Cesar para 50 anos.

Júlio César justificou que a ZFSN vai reduzir as desigualdades regionais e melhorar o desenvolvimento econômico da região Nordeste. O parecer do relator confirma que o semiárido é uma das regiões mais atrasadas do Brasil em termos econômicos e tem 1.134 municípios e uma população superior a 22 milhões de habitantes, sendo que boa parte vive abaixo da linha de pobreza, com uma das menores rendas per capitas do país.

O deputado considera que por meio da ZFSN haverá mais geração de emprego e renda através dos benefícios fiscais, o que vai melhorar a qualidade de vida da população e vai conter a migração para cidades de maior porte.

“Esta zona franca vai permitir a implantação de indústrias e reduzir as desigualdades, porque tem um imenso alcance social e econômico, pois a maioria da população mais pobre vive na dependência do Bolsa Família. A escolha do município de Cajazeiras para sede, é por sua posição estratégica para logística, e incluímos os municípios de Picos”, argumentou o deputado Júlio César.

A zona franca ainda inclui nove municípios em nove estados pra tornar justa e democrática a distribuição dos benefícios econômicos, sociais e fiscais, sendo Cajazeiras, Picos, Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN), Salgueiro (PE),  Arapiraca (AL), Itabaiana (SE), Irecê (BA) e Montes Claros (MG), que serão pólos regionais.

 

 

Do Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais