24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralOeirasPicos

Campanha “Não feche os olhos” vai combater abuso contra crianças em 14 municípios

Foto: Ascom/SSPI

Com o chamado “Não feche os olhos” a Semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai realizar ações em 14 municípios piauienses até o dia 18 de maio. O objetivo da campanha é sensibilizar a família e a comunidade em geral quanto à exploração sexual de crianças e adolescentes.

No Piauí, os municípios de Corrente, Bom Jesus, Floriano, Lagoinha, Elesbão Veloso, Valença, Picos, Oeiras, Parnaíba, Cocal, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior e Teresina recebem ações da campanha.

Segundo a diretora de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Elizete Lima, a campanha tem como foco mobilizar a sociedade para criar uma rede de proteção e amparo à criança e ao adolescente.

“Criamos um folder e uma cartilha e vamos percorrer mercados, postos de gasolina, rodoviárias e espaços onde possamos encontrar menores em situação de vulnerabilidade para explicar como buscar ajudar e, principalmente, como identificar os sinais que as vítimas costumam dar”, explica.

Elizete Lima explica que são os adultos os mais habilitados a perceber e, até antever, situações de exploração sexual contra vulneráveis. Mas, infelizmente, são esses mesmos adultos os que mais praticam violência contra as criança.

“Por isso é preciso investir sempre em campanhas de alerta. Porque muitas vezes os sinais já são percebidos tardiamente, quando a situação de violência já está instalada. É preciso que professores, assistentes sociais e toda e qualquer pessoa do entorno esteja atenta, para que possamos atuar de forma mais rápida”, finalizou a Elizete Lima.

Elizete Lima destacou ainda que o objetivo da campanha é levar prevenção através da informação.

“Nós elaboramos um material próprio da SSP, que é algo inovador, antes tínhamos que utilizar um material que vinha de outros estados. A nossa cartilha disponibiliza tem informações e números para denúncias, o disque 100 dos Direitos Humanos, o 190 da Polícia Militar e outros canais específicos. Vale ressaltar que a ação também tem como objetivo fazer com que as pessoas possam identificar os sinais repassados por crianças ou adolescentes vítimas de violência sexual”, explicou a tenente-coronel.

“Fizemos questão de realizar a ação em cidades do extremo Sul e extremo Norte do Piauí, além de Teresina. Nesses locais vamos fazer blitzen e realizar a distribuição do material nas ruas, feiras, ou seja, onde a população estiver, com a finalidade de disseminar a informação em todo o estado”, concluiu.

A Delegada Lucivânia Vidal, coordenadora da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), enfatizou que a campanha “Não Feche os Olhos”, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente e orientar a sociedade sobre como agir em caso de abuso ou a exploração sexual.

De acordo com a Promotora de Justiça da Infância, coordenadora do Centro de Apoio da Infância e da Juventude do Ministério Público (CAODIJ), Jocelisse Nunes de Carvalho Costa, destacou a importância do combate à violência sexual de crianças e adolescentes através da educação nas escolas.

“É mais uma mão que nos ajuda a falar sobre violência contra criança e adolescente, assim como também abre uma brecha para que sociedade entenda que a escola também é um local de proteção, onde se deve falar sobre violência sexual e sobre prevenção, pois os índices mostram que a maior parte dos crimes ocorrem dentro dos lares, onde as crianças deveriam estar protegidas. Se não temos o lar como receptivo, precisamos ter a escola para discutir o tema”, disse a promotora.

A Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, afirmou que a campanha irá trazer números positivos, através da ação em conjunto entre as secretarias estaduais e os municípios. “Denunciar é uma responsabilidade do estado e da sociedade, essa iniciativa é muito importante para que seja trabalhada a prevenção desse crime”, pontuou a secretária.

Participaram do evento a Secretaria de Estado das Mulheres, representantes dos Conselhos Tutelares de Teresina, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e o Núcleo Cível de Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Adriana Magalhães (Com informações da SSPI)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais