28 C
Piauí
19 de maio de 2019
Cidades em Foco
Esportes Geral Piauí

Campeão lança 1ª escolinha de canoagem em cidade do Piauí

A Barragem do Bezerro, em José de Freitas, Norte do Piauí, recebeu as primeiras braçadas do projeto que quer usar a canoagem para difundir o esporte no estado e ajudar a preservar o meio ambiente.

Neste sábado (10), com a presença do campeão mundial Luís Carlos Cardoso e seu treinador, o húngaro Akos Angyal, foi lançada a Associação Escola de Canoagem Iporanga. O prefeito Roger Linhares (Progressistas) e representantes de entidades do município participaram do momento que pode ser um novo marco no esporte do estado.

A associação Iporanga irá promover aulas gratuitas para crianças e adolescentes do município, a partir da próxima segunda-feira (12). É a primeira iniciativa neste modelo que se tem notícia no estado do Piauí.

A iniciativa
O projeto surgiu após iniciativa de Flávio Teixeira de Abreu Júnior. Há seis anos, ele se mudou para trabalhar em José de Freitas e notou que a Barragem do Bezerro era aproveitada somente para banho, pescaria e alguns barcos e jet skis. Faltavam novas alternativas para a juventude.

– Com o sucesso do Isaquías (Queiroz) nas Olimpíadas, e depois conhecendo o Luís Carlos, eu pensei: poxa, a gente podia ver a canoagem aqui. E daí surgiu essa ideia, para a gente implantar a canoagem para tirar a criança e o adolescente das ruas, para dar outra alternativa de esporte, para conscientizar sobre a preservação da barragem do Bezerro. 

Até então, Flávio Teixeira Júnior não tinha qualquer relação com a canoagem. Ele é o promotor de Justiça do Ministério Público do Piauí em José de Freitas. Na sua profissão, tem movido esforços por se preocupar com a preservação da Barragem do Bezerro, inclusive com ações judiciais. E como cidadão, resolveu mobilizar a sociedade para que a própria população abrace essa causa através do esporte.

Assim surgiu a Iporanga. A associação está composta com sua primeira diretoria – da qual Flávio Teixeira Júnior não faz parte. Ou seja: o objetivo de mobilizar José de Freitas começou a ser alcançado.

O presidente da entidade é Veridiano Aguiar, que espera trabalhar inicialmente com 30 crianças e jovens. Três canoas foram adquiridas para o início das aulas. Os objetivos da Iporanga estão bem definidos:

– A gente tem que preservar a Barragem do Bezerro e, secundário a isso, a ação social: pegar crianças e adolescentes e direcionar no esporte. 

Dez instrutores foram formados. Por enquanto, a associação tem como pagar o salário de apenas um.

Com o lançamento da escolinha de canoagem, a Iporanga espera contar com o apoio do poder público e da iniciativa privada para ampliar ainda mais suas ações.


As primeiras canoas da associação Iporanga

O convidado de honra
Luís Carlos Cardoso foi aplaudido ao contar sua história de vida em uma palestra no Teatro Municipal Barítono Raimundo Pereira. Ex-dançarino de bandas de forró, entre elas a do cantor Frank Aguiar, o piauiense de Picos foi acometido por esquistossomose em dezembro de 2009. A infecção o fez perder o movimento das pernas. No mês seguinte, ele perdeu a mãe.

Foi a primeira reviravolta na vida do piauiense. A outra veio durante reabilitação, Luís Carlos descobriu o basquete e depois a canoagem. Ao invés das cestas, resolveu remar. E não parou mais. Em 2011, já disputava competições internacionais. Foi o primeiro brasileiro a conquistar dois ouros em campeonatos mundiais de paracanoagem – já são cinco no total, sem contar as medalhas de prata e bronze.

Por isso tudo, Luís Carlos foi convidado para ser exemplo e estimular seus conterrâneos no novo esporte.

– Retornar ao Piauí para o Piauí é sempre um privilégio. Especialmente agora com o objetivo de inaugurar a primeira escolinha de canoagem do nosso estado. Estou muito feliz e acredito muito que esse projeto vai dar certo. (…) Sei que é importante ter um atleta filho do Piauí, poder voltar aqui e dar essa contribuição, essa inspiração para a molecada que está começando. Espero muito poder encontrá-los nas competições lá fora. Acredito muito que aqui tem grandes talentos, só precisam ser lapidados. 

Arkos Angyal, treinador de Luís Carlos, visitou a Barragem do Bezerro ao lado do atleta e demonstrou empolgação com a iniciativa.

– É fantástico que tenha um projeto implantado explorando essa natureza que está aqui. Acho que as pessoas que sonharam esse projeto escolheram um lugar muito bom e espero que seja muito bem executado. 

A Confederação Brasileira de Canoagem já deu o primeiro sinal de cooperação. Segundo o promotor Flávio Teixeira Júnior, a entidade bancou as passagens da viagem de Luís Carlos ao Piauí.

No futuro, com a Iporanga mais forte e, quem sabe, o surgimento de novas associações, seja criada a federação de canoagem do Piauí e nossos futuros atletas possam mostrar a força de quem rema rio abaixo, rio arriba, como canta o nosso hino.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Cantor Chagas Vale sofre tentativa de assalto e é baleado dentro de casa

Junior Oliveira

“Ficarei na oposição”, afirma Wilson Martins durante encontro do PSB

Junior Oliveira

Tradicional almoço de Semana Santa reúne multidão no Espaço Festa em Jacobina; Veja!

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais