33.1 C
Piauí
21 de junho de 2021
Cidades em Foco
Esportes Geral Picos

Campeonato Piauiense Sub20 terá seis equipes e começa dia 3 de julho

Foto: Neyla Cabral/Ascom Fluminense

O Campeonato Piauiense sub20 vai acontecer na temporada 2021. Após um ano sem competições de base devido a pandemia hoje (9) em arbitral na sede da FFP ficou definido que a competição terá seis equipes; Flamengo, Fluminense, Piauí, Picos, River, Timon. A previsão de inicio é no dia 3 de julho e acontece no formato de pontos corridos com jogos de ida e volta, todos em Teresina e os quatro melhores avançam para as semifinais disputadas em jogo único, com vantagem do mando de campo e do empate para a equipe com melhor índice técnico; final disputada também em jogo único, sem vantagens – em caso de empate, decisão nos pênaltis.

O Piauí Esporte Clube (PEC) rebaixado em 2020 para segunda divisão tem a competição de base como um primeiro passo de reestruturação. O time terá Marcão como técnico e o auxiliar e coordenador Ayslan Santos representou o clube no arbitral. “Já temos uma espinha dorsal, não iremos fazer avaliação porque não temos tempo é montar para o jogo. Estamos visando com esse trabalho também a disputa da segunda divisão”, frisou.

Por conta da pandemia que impossibilitou que a competição acontecesse no ano passado a competição ‘virou’ sub20 e se estendeu também a idade de inscrição dos atletas – nascidos em 2001, 2002, 2003 e 2004. “Eu acho que o campeonato mais importante da federação é esse da categoria de base. São campeonatos que dão direito a disputar competições nacionais e as equipes do Piauí precisam começar a se estruturar na base. A gente vê no Sul as pessoas gastando menos porque tem base forte e a gente fica assustado quando fala desse Fluminense que foi o 6° clube que gastou menos exatamente por conta do trabalho da base”, explicou Vicente Medeiros, diretor de futebol do Fluminense.

Foto: Neyla Cabral/Ascom Fluminense

A FFP decidiu mandar na categoria sub20 o mesmo nível de exigências e protocolos do profissional e por isso os clubes ficarão responsáveis pela testagem dos seus respectivos atletas e da comissão técnica, devendo apresentar o resultado à FFP obrigatoriamente em até 24h antes das datas pré-estabelecidas. Outro ponto é que a competição terá um troféu para o campeão do 1° turno e outro para o campeão 2ª turno e geral.

“Tivemos uma dificuldade tremenda com essa pandemia que nos assola desde o ano passado. Voltamos agora com as competições de base e teremos seis clubes no sub20 e tivemos interesse de mais equipes como Caiçara, Comercial e Oeirense, mas só seis participaram do arbitral. Tivemos o profissional com o nível muito bom que até surpreendeu e esperamos que a base também tenha esse bom nível”, disse Daniel Araújo FFP.

O torneio Estadual coroa as equipes com vagas nacionais. O campeão será o representante legal na Copa São Paulo 2022, desde que haja o convite da Federação Paulista de Futebol, da Copa do Nordeste Sub-20 de 2022 e Copa do Brasil Sub-20 de 2022; o vice-campeão participará da Copa São Paulo 2022, desde que venha o convite da Federação Paulista de Futebol.

Fonte: Pâmella Maranhão  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais