34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Candidato derrotado pede cassação do mandato da prefeita de Santana do Piauí

A coligação “A vitória com a força do povo”, formada pelos partidos do PMDB, PSB e PT, e o candidato derrotado nas eleições de outubro de 2016, Ricardo José Gonçalves (PMDB), ingressaram com duas ações de investigação eleitoral contra a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP). Em ambas são pedidas a cassação do mandato da gestora.

As representações foram protocoladas no dia 9 de dezembro do ano passado e, estão tramitando na 62ª zona eleitoral, com sede em Picos, e que tem como titular o juiz José Airton Medeiros de Sousa.

Nas ações, o ex-prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) e a sua coligação pedem a cassação do registro da candidatura da prefeita Maria José (PP). Ela foi eleita, na verdade, vice-prefeita, mas assumiu o comando do município em razão da morte do prefeito eleito, Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB), vítima de acidente de carro no dia da posse.

Nas ações, a coligação e o candidato derrotado, Ricardo José Gonçalves (PMDB) fazem algumas alegações, como promessa de vantagem por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que pode se configurar captação ilícita de sufrágios, a popular compra de votos. Em ambos os processos a prefeita também é acusada de abuso do poder político/autoridade.

Eleições

Candidata pela coligação “Santana melhor para todos”, composta pelos partidos do PTB, PP e PSD, Maria José de Sousa Moura (PP), foi eleita vice-prefeita de Santana do Piauí na chapa encabeçada pelo então vereador Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB). Nas urnas, eles obtiveram 1.427 votos, equivalente a 45,49% dos votos válidos, e venceram. A vice acabou assumindo o comando do município em razão da morte do prefeito eleito.

Candidato á reeleição pela coligação “A vitória com a força do povo”, formada pelos partidos PMDB, PSB e PT, o então prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves (PMDB) ficou na segunda colocação. Ele obteve 1.418 votos, ou seja, 45,20% dos votos válidos. A diferença em favor do primeiro colocado foi de apenas nove votos. Outros dois candidatos disputaram a eleição em Santana do Piauí, mas, obtiveram desempenhos inexpressivos.

 

Por José Maria Barros / Jp On Line

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais