31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Cão farejador da PM no Piauí morre da “doença do carrapato”

Eros durante missão em um ônibus (Foto: divulgação PM-PI)

A Polícia Militar do Piauí perdeu um dos seus combatentes, principalmente, na luta contra o tráfico de drogas. Aos seis anos, o cão farejador Eros morreu nesta terça-feira (07) em decorrência de erliquiose, conhecida como doença do carrapato. O labrador tinha três anos na corporação e foi o primeiro no estado a ser condecorado com uma medalha do Exército em 2020.

“A matilha e toda a equipe do canil PMPI está de luto com a perda do cão Eros o qual  tinha uma inteligência e bondade impar que cativou a todos que o conhecia”, informou a diretoria de Comunicação da PM-PI.

Erliquiose
A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato. O principal vetor é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo do cão. O carrapato suga sangue de um cachorro contaminado e transmitem para outros cachorros que serão picados pelo carrapato contaminado.

Eros estava há três anos no canil da PM. Uma das últimas missões foi no litoral do Piauí (Foto: divulgação: PM-PI)

Eros chegou ao Piauí ainda filhote e participou de várias missões na Capital, no interior do estado e no Maranhão. Segundo o subcomandante do canil da PM, capitão José Azevedo, Eros se recuperava de uma cirurgia nos olhos em decorrência da doença.

“Todos estamos tristes com a partida dele porque a gente acaba  sendo uma família. Nosso contato com os cães é diário. Ele foi de grande importância no combate ao tráfico de drogas. Tinha um faro impressionante”, disse o subcomandante do canil da PM.

Com a partida de Eros, o canil passou a ter nove cães.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais