22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Casais paroquianos realizam bloquinho do ECC no Hemocentro de Picos para estimular a doação de sangue

O grupo Encontro de Casais com Cristo, das paróquias da Igreja Católica picoense, realizaram, durante toda a semana, uma campanha solidária cujo objetivo é estimular as pessoas para a doação de sangue. Com o tema “Quem ama doa. Doe vida, doe sangue!”, as doações vão até às 18h00 desta sexta-feira (25), no Hemocentro de Picos.

Nesta quinta-feira (24), visando dar uma movimentada na campanha, membros do grupo realizaram uma tarde animada com o “bloquinho do ECC”, ao som de marchinhas de carnaval.

Levi Lopes, um dos idealizadores da campanha, disse que a iniciativa tem sido bem aceita entre o grupo que tem participado ativamente das doações de sangue.

“Graças a Deus a gente contou com muita ajuda, dentro do próprio grupo, muitos casais encontristas estão vindo doar, e o mais importante nessa campanha, que é divulgar a atitude de doar sangue, pois não é apenas para essa semana. Essa semana enfocamos a doação, mas queremos disseminar essa cultura aos casais, à comunidade católica e em geral. Começamos essa divulgação no início da semana e nosso dia D é nessa sexta. Estamos com nosso bloquinho de carnaval para dar uma atenção a mais a essa campanha, como forma de incentivar mais as pessoas”, disse ele.

O membro do ECC falou ainda que espera que até às 18h00 desta sexta-feira (25) o número de doadores aumente. Ele falou que é preciso que as pessoas ajam para que a situação mude.

“Esperamos que o número de pessoas seja grande, que consigamos levar essa mensagem bem forte aos corações para que as pessoas se acheguem ao Hemocentro. Não adianta a gente ficar em casa reclamando. Se a gente quer mudar algo, a gente precisa se movimentar, ser mais ativo na sociedade. Então, vendo essa dificuldade, nos reunimos e viemos aqui tentar ajudar da forma que podemos”, declarou.

A coordenadora do Hemocentro de Picos, Andrea Nunes, apela para que todos contribuam com a doação de sangue, visto o baixo estoque sanguíneo da unidade.

Andrea Nunes, coordenadora do Hemocentro de Picos

“Entrei recentemente como coordenadora, mas já estou a par de algumas coisas e uma delas é o baixo estoque sanguíneo que temos aqui na unidade. A demanda é superior ao estoque e, por isso, clamamos que as pessoas se sensibilizem com a situação e nos ajudem nessa campanha”, clamou a coordenadora.

Ela frisou que qualquer pessoa, a partir dos 16 anos de idade (menores acompanhados de um responsável) até os 65, com bom estado de saúde, podem realizar a doação de sangue. É necessário ter em mãos um documento com foto e cartão do SUS.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais