23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEntretenimentoGeral

Casarão construído por escravizados é transformado em espaço cultural

Fotos:João Albert/Secult

A comunidade quilombola Olha D’água dos Negros, que fica situada a 18 Km de Esperantina, recebeu recentemente a restauração do casarão que leva o mesmo da região. O local se transformou em um espaço cultural.

Em 2017, o professor Cineas Santos esteve no Casarão e mostrou, em reportagem na TV Cidade Verde, que a estrutura estava em ruínas. [Assista aqui]

“Quando fui lá estava assustador. A parte de trás estava toda caída e a parte da frente se sustentava numa forquilha que estava, literalmente, rachada”, lembra.

O Casarão Olho D´água dos Negros foi construído em 1847 e é tombado como Patrimônio Cultural do Piauí. O  professor Cineas, que também é presidente do Conselho Estadual de Cultura, acionou o Governo do Estado e provocou a restauração do local.

“Onde a coisa pública estiver deteriorada eu vou lutar da forma que eu puder para restaurar, para melhorar pois a coisa pública é coisa minha, sua e nossa. Era uma fazenda de Mariano Castelo Branco. Construiu esse casarão, uma típica casa de fazenda do Piauí com tudo. Produzia cana, arroz, mandioca, havia gado em abundância”, conta

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, destacou que o casarão é do período escravocrata e diz muito da identidade da comunidade quilombola.

“A gente está aqui comemorando isso porque seu grito[de Cineas Santos] ecoou no Governo e claro que nós não deixaríamos acontecer um crime que seria deixar esse Casarão ruir. Um casarão histórico, tombo, de 1847 e que conta muito dessa comunidade quilombola. Agora é um memorial , abriga um quintal ecológico, aulas de capoeira, aulas de dança”, destaca Fábio Novo.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais