26.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Casos de gripe atingirão pico até a 1ª quinzena de janeiro; veja como buscar atendimento

Pacientes relatam espera de até 13 horas por atendimento na UPA do Promorar, em Teresina — Foto: TV Clube

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o médico Gilberto Albuquerque, informou que surto de gripe que atinge a população do Piauí deve ter seu pico nos próximos quinze dias, durante as primeiras duas semanas de janeiro. Veja abaixo orientações sobre a doença e onde buscar ajuda na capital.

O médico explicou que, como faz três semanas que o surtou chegou a cidade, deve ter seu pico nos próximos quinze dias. Com a chegada do período chuvoso, essas situações devem aumentar. Passado esse período, por volta da terceira semana de janeiro, o número de infeções deve começar a cair.

Dezenas de pessoas procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na Zona Sul de Teresina, durante a noite de segunda-feira (3). Pacientes relataram que ficaram por até 13 horas esperando atendimento. Diversas outras unidades ficaram lotadas por conta do surto de gripe nos últimos dias.

Ainda segundo Gilberto, de cerca de 600 pacientes com sintomas de síndrome gripal testados nesta segunda-feira (3), apenas 30 deles, 5% do total, testou positivo para Covid-19.

“O período em que a chuva chegou antes do esperado coincidiu com as festas de Natal, réveillon, as festas de final de ano, onde há aglomerações até mesmo em família. Tivemos uma transmissão grande do vírus”, comentou.

Orientações

Segundo a FMS, os pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal (coriza, dores de cabeça, dor no corpo, febre) devem procurar os Centros de Testagem Covid-19, para confirmar se estão com gripe.

Quatro Centros de Testagem estarão atendendo casos de suspeita de Covid-19entre 9h e 17h, nos seguintes endereços:

  • Clube do Servidor Municipal (Rua Minas Gerais, 1049 – Matadouro) – Zona Norte
  • Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí –SINTUFPI (Avenida Universitária, 661) – Zona Leste
  • UBS do bairro Gurupi (Rua Coração de Maria, 6171- Gurupi) – Zona Sudeste
  • Centro Universitário Santo Agostinho (Avenida Professor Valter Alencar, 665 – São Pedro) – Zona Sul

“O que os pacientes precisam saber é se estão com Covid-19 ou não, porque a conduta para Covid-19 é diferente para síndrome gripal simples”, explicou Gilberto.

Caso testem POSITIVO para Covid-19, os pacientes devem procurar uma das UBS dedicadas:

  • UBS Real Copagre – Rua Sotero Vaz da Silveira, 3686 – Fone (86) 3214 1980
  • UBS Planalto Uruguai – Avenida 1. Conjunto Planalto Uruguai, 6955 – Vale Quem Tem – Fone (86) 3215 7727
  • UBS Parque Piauí – Quadra 26 S/N Parque Piauí – Fone (86) 3215 7703
  • UBS Gurupi – Rua Coração de Maria, 6171 – Fone (86) 9 9438 5833

ATENÇÃO: pacientes com sintomas leves devem evitar buscar ajuda em hospitais ou UPAS, para evitar que esses espaços, dedicados preferencialmente aos pacientes em quadros graves.

Já os pacientes com sintomas agravados ou com febre persistindo por mais de 48 horas, devem procurar:

  • Hospital do Monte Castelo – Atendimento 24h para síndromes gripais
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Em caso de infecção

Ainda segundo o médico Gilberto Albuquerque, o ciclo da gripe varia entre 3 e 6 dias. Durante esses dias, o ideal é que o paciente fique em repouso em casa, e só procure atendimento médico caso a febre persista por mais de 48 horas. Veja abaixo outras orientações sobre o ciclo da doença:

  • Nos dois a três primeiros dias, o paciente sente os sintomas de síndrome gripal: Coriza, febre, mal estar, dores de cabeça, moleza, dores pelo corpo e diarreia. O paciente deve ficar em repouso e se hidratar constantemente.
  • Nesse período, é recomendado que o paciente faça um isolamento por três dias, use máscaras e faça a higienização das mãos mesmo dentro de casa, para evitar a contaminação de familiares.
  • Caso a febre persista por mais de 48 horas, busque atendimento em uma UPA ou no Hospital do Monte Castelo;
  • Doença deve durar entre 5 a 6 dias;

“Esses dois dias são os mais intensos. A recomendação é fazer repouso e beber muita água, suco e comida de caldo, porque elas ajudam a eliminar o vírus mais rápido. A desidratação é ruim para o organismo se defender de um vírus como esse”, disse Gilberto.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais