34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Casos de suicídio no Piauí crescem e chamam atenção da população

Representantes da sociedade civil organizada se reuniram na última quarta-feira, diante de uma iniciativa inovadora do Grupo Meio Norte de Comunicação, para tratar de uma temática bastante deliciada: o aumento no número de suicídios no Estado. Segundo dados, apenas este ano a classe dos jornalistas já perdeu três colegas dessa forma trágica. Em sua maioria jovens, apresentam problemas depressivos que reprimidos por sentimentos ruins acabam levado a pessoa a tomar a decisão de tirar sua própria vida.

Programa Agora, preocupado com tal índice, fez levantamento em conversa com especialistas, com o objetivo de ajudar a sociedade a diminuir índices de suicídio. Qual o papel da mídia diante desse assunto? Muito pode ser feito. Durante muitas décadas, o suicídio foi assunto silenciado, hoje é considerado problema de saúde pública.

“Nós nos preocupamos com o problema da violência que atinge as pessoas, porque temos muito respeito pela vida e pela sociedade. Temos que tratar o suicídio, mesmo sendo uma questão delicada, no Brasil o suicídio sempre foi considerado um pecado, mas com o objetivo de ajudar a sociedade foi criado se núcleo, temos o papel de tornar isso conhecido”, disse José Osmando, diretor de Jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.

Os pesquisadores Sérgio Perez Barreto e Humberto Corrêa destacam que o suicídio é um comportamento humano, provavelmente tão antigo quanto o próprio ser humano, e que nas últimas décadas atinge proporções de saúde pública. Segundo os autores, a mídia e os profissionais de comunicação têm importância fundamental, juntamente com as autoridades governamentais e os profissionais da saúde, no esclarecimento da população sobre o problema.

Participam do Núcleo o psicólogo clínico especialista em suicídio Carlos Aragão, o coordenador de Comunicação do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Teresina, Eyder Mendes, a fundadora da ONG Centro Débora Mesquita, que presta o serviço de informação sobre suicídio Kesia Mesquita e a presidente Silvia Mesquita, além da gerente de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Marina Leite e da Chefe de Núcleo da Gerência Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

José Osmando (Crédito: Reprodução TV Meio Norte )

Fonte: Meio Norte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais