27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Campinas do Piauí Geral

Cavalgada e churrasco marca a festa da carnaúba em Campinas do Piauí. Veja fotos!

Neste sábado (24) foi realizada a primeira edição da festa do palheiro no município de Campinas do Piauí. O evento festivo é uma idealização e realização de Valdinei Macedo, prefeito da cidade de Campinas do Piauí, e reuniu centenas de pessoas.

A festa foi realizada com o objetivo de homenagear as pessoas que trabalham no corte da palha e extração do pó da carnaúba em Campinas do Piauí e cidades vizinhas, conhecidos como palheiros.

Muitas pessoas do município de Campinas do Piauí trabalham nesta atividade, inclusive o próprio prefeito, que antes de assumir o poder executivo exercia essa atividade.

A carnaúba foi eleita através de consulta pública árvore símbolo do Piauí.

Logo pela manhã muitas pessoas se concentraram na Praça da Igreja Matriz de onde saíram em cavalgada em um percurso de nove quilômetros com término no Parque Oseias Macedo na localidade Castelo, zona rural do município.

O encontro foi bastante prestigiado por munícipes e autoridades políticas, dentre elas o deputado federal Marcelo Castro, o deputado estadual Fernando Monteiro, Tairo Mesquita prefeito de Santo Inácio do Piauí, Miltinho prefeito de Floresta do Piauí, Dr Heli prefeito de Simplício Mendes, B.Sá ex-prefeito de Oeiras e vários vereadores e lideranças políticas.

O prefeito Neim, a primeira dama Fabiana e a vice-prefeita Aline Moura recepcionaram os munícipes vindo da zona rural e autoridades visitantes.

No parque Oseias Macedo local onde terminou a cavalgada, foi servido um almoço, seguido de churrasco e música ao vivo animada por bandas locais e a participação do repentista Afonso Carvalho da cidade de Oeiras.

Na oportunidade foram anunciadas várias obras nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura e investimentos na saúde tais como: Construção de calçamento e de duas praças. Uma praça será construída no povoado Salinas e a outra no povoado Alto Formoso, através de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Monteiro.

Já o deputado federal Marcelo Castro disponibilizou através de emenda parlamentar seiscentos e cinquenta mil reais para custeio da saúde, e anunciou que o DER vai recuperar a PI 242 que interliga os municípios de Campinas do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Inácio do Piauí, e que será asfaltado várias ruas na cidade.

O prefeito neim agradeceu o apoio recebido dos parlamentares e se emocionou ao falar que foi discriminado pelos seus adversários políticos durante a campanha eleitoral por trabalhar com a palha de carnaúba.

“Essa atividade é de grande importância para a economia e sustento de muitas famílias de Campinas do Piauí e cidades vizinhas. Tenho orgulho de trabalhar com a palha de carnaúba e estou muito feliz em poder realizar esse encontro”, falou o prefeito Neim.

 

 

 

 

Fonte: Blog JB

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais