Campanha de sensibilização pela saúde do paciente e trabalhadores da saúde é lançada no Piauí

“Ser FINO é ter saúde”, mas fino com PH, que não está relacionado a elegância e comportamento social fashion. Ser PHINO é o slogan de uma campanha desenvolvida pelo Centro de Referência na saúde do Trabalhador-Cerest, que leva orientação aos trabalhadores da saúde. O Cerest é uma ramificação da Vigilância Sanitária na qual presta apoio ao trabalhador no cuidado de própria saúde, tantos nas questões físicas quanto psicológicas.
A campanha Ser PHINO é ter saúde foi lançada nesta terça-feira, 16 de maio, em todas as unidades de saúde do estado de médio e grande porte, mas também será estendida às unidades básicas de saúde.


Valério Azevedo diretor geral do HRJL assistente social Socorro Rego e o advogado Monaelton Gonçalves do Cerest. foto: M. Nilza

Em Picos as atividades aconteceram no Hospital Regional Justino Luz por ser o órgão de referência da macrorregião, os coordenadores foram recebidos pelo diretor geral Valério Azevedo que deu total apoio e ressaltou a importância da campanha dentro da unidade. “Uma grande parceria para implementar esse manual de boas práticas para a segurança dos pacientes e dos trabalhadores. Como o hospital é de médio porte, já possui as comissões de controle de infecção hospitalar, recentemente foi implantada a programa de segurança do paciente e este programa é muito bem vindo pois só vai multiplicar as ações que o hospital já desenvolve. Também estamos paulatinamente mudando a estrutura, que já está bem defasada, com 41 anos funcionando numa estrutura de campanha. Então o governo do estado está empenhado em adequar o hospital à padronização exigida pela Vigilância Sanitária” disse o Valério Azevedo.
Segundo a assistente social, Socorro Rego, a campanha é importante para o hospital porque ” é uma mudança de hábito, visto que a Vigilância Sanitária estava habituado a fiscalizar e agora é uma nova ideia, que é a gente mudar a ideia de fiscalização para um reeducação nas atividades laborais dos trabalhadores de saúde. E aqui no Justino Luz fomos muito bem acolhidos, porque os trabalhadores de saúde estão precisando de alguém que cuide deles, e nós estamos aqui para cuidar do trabalhador de saúde e consequentemente do paciente”. conclui Socorro Rego uma das coordenadoras do programa.
PHINO significa
Paramentação ( utilização de equipamento de segurança)
Higienização
Imunização ( vacinas)
Notificação ( de acidentes, lesões ou doenças adquiridas no ambiente de trabalho)

Compartilhar:

Por: Maria Nilza

Formada em Letras/Francês UFG. Cursou Teatro- Agepel-GO, Cinema-Barretos Filmes-Sp. Especialização em Língua Espanhola-Uespi. Comunicação Social/jornalismo e Relações publicas- 5°período-Uespi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *