31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

“Chapão para 2022 é um retrocesso”, diz deputado do PT sobre coligações

Deputado Francisco Costa - Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Francisco Costa, diz ser um retrocesso a volta das coligações proporcionais para 2022. Segundo o parlamentar, o PT defende que cada partido apresente chapas proporcionais na disputa por cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia e se coloca contra a possibilidade de retorno do chamado chapão.

Na eleição de 2018, os partidos da base aliada se uniram em um chapão e o PT afirma que foi prejudicado com a  estratégia.

“O PT queria sair em chapa pura. O saudoso Assis Carvalho encabeçou essa ideia. Mas por uma questão de harmonização dos partidos aliados e condição de ter a vice, nos levou a fazer o chapão. Perdemos uma vaga de deputado estadual. Elegemos cinco, mas poderíamos ter elegido seis. Vejo como um retrocesso essa possibilidade de chapão”, destaca.

Costa, que será candidato a deputado federal,  afirma que o PT já tem formada a chapa para disputa de cadeiras na Assembleia.

“Já temos muitos pré-candidatos no sentido de assegurar mais cadeiras no parlamento. Sabemos que foi feito um acordo na Câmara para evitar o distritão que seria o mal maior.  Mas esperamos que não passe no Senado. Existem comentários de que essa proposta não tenha a simpatia da maioria dos senadores. Para o PT, a meta  é manter a atual regra. Não é razoável mudar a regra em cada eleição e o partido se organizou”, destaca.

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais