27.8 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Chesf dobra vazão na barragem de Boa Esperança após fortes chuvas na região

Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe - Foto: Google Maps

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que irá dobrar a vazão defluente da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, após fortes chuvas na região. A medida acontece após o volume útil do reservatório chegar a 69,9% até a medição realizada na segunda-feira (27).

De acordo com comunicado da Companhia Hidro Elétrica, a vazão máxima que vinha sendo praticada era de 576 m³/s. Diante da elevação do reservatório por conta das chuvas, essa vazão passará a ser 1000 m³/s.

Segundo a Chesf, as medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório.

A Chesf pontuou ainda que a situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba.

Leia o comunicado

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevará a vazão defluente do Reservatório de Boa Esperança, no Piauí, para 1.000 metros cúbicos por segundo diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã de ontem (27).

As medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório. A vazão máxima que vinha sendo praticada era de 576 m³/s.

A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba.

Situação de emergência

O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto declarando situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba.

De acordo com o documento, publicado na tarde desta segunda-feira (27), “as chuvas intensas e concentradas na região sul do estado produziram súbitas elevações no nível dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, o rio Parnaíba, que transbordou no município de Uruçuí, atingindo as zonas urbana e rural do município”.

O decreto de emergência considera ainda a interdição de estradas na região, especialmente no trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, cortado pela força das águas, além da existência de famílias desabrigadas e isolamento de algumas comunidades.

Em Uruçuí 

A cidade de Uruçuí, a 453 km de Teresina, continua enfrentando os impactos do grande volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ribamar Mateus, a prefeitura vem trabalhando para prevenir possíveis problemas.

“Os lugares de risco já foram todos interditados. Nós estamos trabalhando para prevenir, a equipe da prefeitura foi montada para isso. Estamos trabalhando pela prevenção tanto na zona urbana como na zona rural”, explica o secretário.

Em relação as comunidades isoladas após parte da PI-247 ceder, o secretário informou que segue aguardando equipes do governo para liberar a área.

“As comunidades estão isoladas, nós estamos aguardando equipes para liberar o trânsito da estrada que cedeu. Nós temos de 15 a 16 comunidades que dependem dessa via de acesso e nós estamos dependendo da liberação dessa estrada”, ressalta.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais