30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

‘Cidade do Bode’: Dom Inocêncio tem o maior rebanho de caprinos do Piauí

Conheça a cidade de Dom Inocêncio, o município piauiense com o maior rebanho caprino do estado — Foto: Reprodução Piauí de Riquezas

Atualizado às 18h34

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dom Inocêncio, a 625 km de Teresina, possui 50 mil bodes. Visto que a cidade possui pouco mais de 9.565 habitantes, é como se cada pessoa tivesse mais de 5 caprinos. Por isso, o município é o que apresenta o maior rebanho de caprinos no Piauí.

“Os fatores naturais que contribuem para o justo título da cidade. Por exemplo, a baixa pluviosidade, propícia para a criação desses animais, visto que a espécie não se adapta bem em solos encharcados, e o relevo ondulado e acidentado que também facilita a criação de caprinos”, explicou o veterinário João Mendes.

Além disso, há o fator cultural e econômico. A comercialização do bode é a principal fonte de renda de boa parte das famílias de Dom Inocêncio. Assim, o ofício é passado de geração em geração.

Para Valdenor Nunes, criador de bodes no município desde 2000, as pessoas da cidade já nascem com a vocação para criar caprinos. Ele confessou que até tem um bode de estimação.

“Nosso lugar aqui é apropriado para a criação de pequenos animais. Todo lugar que você chega aqui, as casas são sempre uma distantes das outras, porque todo mundo quer criar seu rebanho”, contou o criador.

Além da fonte de renda que os caprinos geram para a população, a carne de bode também é muito apreciada pelas pessoas. Por conta da vegetação nativa e abundante, os animais não possuem um amargor na carne e nem um cheiro forte, segundo Marcelo Amorim.

De acordo com o criador de caprinos, Marcelo Amorim, a carne de bode é bastante procurada pelas pessoas. Isso porque a carne deste animal não apresenta um amargor e nem um cheiro forte, como de outros caprinos.

Pratos típicos com a carne do bode são comuns na cidade de Dom Inocêncio do Piauí — Foto: Reprodução Piauí de Riquezas

Pratos típicos com a carne do bode são comuns na cidade de Dom Inocêncio do Piauí — Foto: Reprodução Piauí de Riquezas

A partir dela são produzidos diversos pratos culinários, que se tornaram tradicionais no estado, como o famoso pirão com caldo de bode.

“Hoje a nossa região tem uma caatinga diversificada. A diversidade das ramas e o cuidado que temos com os bodes também fazem toda a diferença” explicou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais