18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Cidade do Piauí confirma três casos de malária

Mosquito que transmite a malária, doença que ainda mata 400 mil pessoas por ano no mundo — Foto: Getty Images

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Pires, a 239 km de Teresina, confirmou nesta quinta-feira (23) que três pessoas testaram positivo para malária no município. Dois homens e uma mulher estão com a doença.

A Secretaria de Saúde de Murici dos Portelas, cidade vizinha, foi quem notificou o primeiro paciente com malária. Ele mora no povoado Jenipapeiro, zona rural de Joaquim Pires, que faz divisa com Murici dos Portelas.

“Os agentes de saúde acharam que o paciente era de Murici dos Portelas, mas como ele mora perto da divisa das duas cidades, depois constatamos que a regional responsável era de Joaquim Pires. Ele já foi encaminhado para o município e seu estado clínico está sendo acompanhado”, explicou a secretária de saúde de Murici dos Portelas, Cristina Brito.

A secretária de saúde de Joaquim Pires, Joseanne Albuquerque, contou que uma busca ativa já foi feita na região dos dois municípios. A família dos pacientes foram testadas e a população alertada para os possíveis sintomas e onde procurar ajuda.

Além das Secretarias Municipais de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciaram o monitoramento das comunidades, realizando outras buscas ativas.

Malária

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium. A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e alucinações. Nos casos mais graves, a pessoa infectada desenvolve a malária cerebral, que pode levar à morte.

O tratamento da malária é feito com medicamentos antimaláricos que são gratuitos e fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Estagiária sob supervisão de Catarina Costa / G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais