22.7 C
Piauí
9 de agosto de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Cinco cidades lideram ranking de queimadas nos últimos três dias no Piauí

Foto: Ascom/Semar

As cidades de Canto do Buriti, Pimenteiras, Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí e Antonio Almeida lideram o ranking de ocorrência de queimadas nos últimos três dias no Piauí. Os dados são do boletim de focos de calor e informações sobre risco de fogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

A Semar ressalta que a “ocorrência dos focos de calor no estado do Piauí é ascendente”:

  • Junho: 148 focos
  • Julho: 511 focos
  • Agosto 919 focos
  • Setembro: 2.772 focos

De acordo com a Semar, “o boletim apresenta informações sobre as incidências de focos de calor em municípios do Estado do Piauí, levando-se em consideração o monitoramento dos focos de calor disponibilizados por satélites de referência do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)”.

Para a secretária Estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, o aumento das ocorrência de queimadas pode estar diretamente ligado ao fato do ano de 2020 ser eleitoral devido o uso exagerado de fogos de artifício.

“Em muitas cidades, o número de incêndios aumenta devido a utilização de fogos de artifício. Neste período de baixa umidade e temperatura alta, as faíscas caem na vegetação seca e um foco de incêndio surge”, diz Sádia Castro.

A Semar informou ainda que foi inicida a Operação Queimadas, que busca enfrentar os efeitos negativos das queimadas nos ecossistemas piauienses.  A operação consiste em unir esforços com entidades de diversas competências para colocar em prática estratégias conjuntas.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais