30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Cinco picoenses estão na lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas da União

Pelo menos cinco picoenses, entre políticos e profissionais liberais, aparecem na lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na última quinta-feira, 9. Outros dois figuram entre os gestores ou ex-gestores condenados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e, que por isso também estão inelegíveis.

A relação do TCU consta nomes de gestores e ex-gestores que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos, cujos processos estão com trânsito em julgado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) todos eles estão impedidos de se candidatar a cargos eletivos por oito anos a partir da data da decisão.

 

Dentre os picoenses, aparece na lista de inelegíveis do TCU o ex-prefeito Abel de Barros Araújo. Ele governou o município em duas oportunidades, ficando à frente da administração por um período de dez anos.

O processo ao qual Abel Araújo teve as contas julgadas irregulares pelo TCU trata de um convênio SUS/INAMPIS/MS, recursos do primeiro e do segundo semestre de 1994, período em que ele governava o município pela segunda vez.

Outros nomes

Também aparece na lista de inelegíveis do TCU a ex-secretária municipal de Saúde, Maria Margareth Reis Antão. O processo ao qual ela responde foi instaurado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), em decorrência de irregularidades verificadas na aplicação de recursos do SUS repassados à Secretaria Municipal de Saúde de Picos.

Além deles, também figuram na lista de inelegíveis do TCU os médicos José Soares Filho e Fabiano Neiva Eulálio, e Rosemary Reis Antão.

Lista do TCE

Na lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), aparecem os nomes de dois picoenses. O ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), que governou o município em três oportunidades e da ex-vereadora Teresinha Rufino Borges. Esta foi presidente da Câmara no período de 2003 a 2004 e ao final do mandato abandonou a política partidária.

Imagem: José Maria BarrosEx-prefeito José Néri figua na lista de inelegíveis do TCE(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ex-prefeito José Néri figua na lista de inelegíveis do TCE

 

 

 

Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais