25.5 C
Piauí
25 de fevereiro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral

Clima: cidade do Piauí marca a 5° menor temperatura do Brasil e a 2° do NE

A cidade de Caracol, a 607 km ao Sul de Teresina registrou a quinta menor temperatura do Brasil nesta quinta-feira (16) após chegar aos 16° no início da manhã. No Nordeste, a cidade só foi menos fria que a serrana Vitória da Conquista, na Bahia, que chegou aos 15°.

As informações são de levantamento do Instituto nacional de Metrologia (Inmet). As outras três cidades são do Rio Grande do Sul, extremo Sul brasileiro.

Foto: Inmet

Cidades mais frias do Brasil nesta quinta-feira (16).

O climatologista Werton Costa explica que o fenômeno é atípico. “Uma temperatura mínima extraordinária. Oficialmente estamos no verão e as mínimas de verão não são tão baixas como as mínimas de inverno”.

Ainda assim, o especialista aponta que a baixa temperatura tem explicação: o fato da cidade estar no semiárido (continentalidade/distância do mar) e a baixa umidade do ar ocasionada pela trégua dos sistemas atmosféricos na região, que deverão voltar a influenciar o clima nos próximos dias.

O município de Caracol abriga parte do Parque Nacional Serra das Confusões.

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde / Foto: Werton Costa

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais