19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Clínicas e hospitais reabrem sem restrição de horário após decisão judicial no Piauí

Foto: Roberta Aline

Após decisão judical, clínicas e hospitais em Teresina voltaram a reabrir sem restrição de horário, mas com uma série de adequações para evitar a disseminação do novo coronavírus. Pelo decreto municipal, os estabelecimentos de saúde só podiam funcionar no período da tarde, por exemplo, mas a determinação foi derrubada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes.

O presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), Jefferson Campelo, disse que foi elaborado um protocolo de saúde para evitar a propagação do vírus.

“A sociedade vai ter a possibilidade de ter acesso ao sistema de forma mais organizada, muito mais transparente, sem que isso traga um risco a mais para o controle da pandemia. Todos os protocolos de saúde foram elaborados por nós e serão seguidos rigorosamente. O decreto da prefeitura de Teresina já permitia o funcionamento, mas com várias restrições que criavam mais obstáculos que facilidade como,  por exemplo, o funcionamento só à tarde. Faltou diálogo”, explica Campelo.

APENAS 4 PACIENTES POR HORA

Ele reforça que o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção do vírus e recomenda que a população só procure atendimento em casos estritamente necessários. Entre as medidas adotadas está o atendimento de quatro pacientes por hora.

“A gente continua incentivando o isolamento social e orienta que as pessoas só procurem clínicas e hospitais se isso não puder ser adiado. Vamos continuar mantendo o distanciamento e exigir o uso de máscaras”, reitera Jefferson Campelo.

O presidente do Sindhospi opinou ainda sobre a telemedicina que deve continuar a ser incentivada durante a pandemia.

“Acredito que, talvez, a telemedicina seja o grande legado que a pandemia esteja deixando. A telemedicina deve ser incentivada e é favorável nesse momento”, conclui Campelo.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais