27 C
Piauí
15 de setembro de 2019
Cidades em Foco
Educação Geral Internacional

CNPq corta bolsas de iniciação científica na UFPI

Mais de 80 bolsas de iniciação científica de alunos da Universidade Federal do Piauí foram bloqueadas. A suspensão foi feita após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgar nota informando que não tem orçamento disponível para custear o rapasse de bolsas para novos bolsistas.

A Ufpi informou que somente 195 bolsistas dos Programas PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas, PIBITI e PIBIC Ensino Médio, implementados previamente, serão mantidas, com pagamento assegurado apenas para  agosto.  Após este mês, o pagamento de bolsas é uma “incógnita”, segundo  pro -reitor de Pesquisa e Inovação da Ufpi, João Xavier da Cruz.

O pró-reitor vê a suspensão com preocupação e acredita que o bloqueio terá um impacto negativo na produção científica brasileira.

“Uma pesquisa não é feita de um dia para o outro, leva anos, fazer um bloqueio nesses termos  vai interromper pesquisas.interrompida. Tem um impacto muito forte na ciência”, disse.

O pro -reitor explica que a Ufpi tinha cota para implantar 279 bolsas através da plataforma CNPq. Destas, 195 foram implementadas.  “Sem aviso prévio tiraram do ar o sistema para implementar o restante. Perdemos 84 bolsas. Casa bolsa custa R$400 e tem duração de 12 meses”, disse João Xavier. Hoje  o pro- reitor deve ser reunir com o reitoria da Ufpi para avaliar a possibilidade de custear o pagamento das 84  bolsas que foram suspensas.

“Mas acho difícil já que nosso orçamento também está baixo”, adiantou.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Em Sussuapara, veículos roubados são apreendidos em chácara

Junior Oliveira

Wellington Dias vem a Picos inaugurar obras na próxima sexta-feira, 17

Junior Oliveira

Bancada do PI deve ter cinco votos contra impeachment na Câmara

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais