31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Com 43,98%, Wellington Dias lidera corrida ao Governo do Piauí

O pré-candidato do PT à reeleição para o Governo do Estado, Wellington Dias, permanece líder nas pesquisas de intenções de voto estimuladas, com 43,98%, seguido pelo pré-candidato do Solidariedade a governador, o deputado estadual Doutor Pessoa, com 8,97% das intenções de voto estimuladas; e do pré-candidato ao Governo, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 6,24%.

Quando a pesquisa foi realizada, entre os dias 20 a 23 de julho, o senador Elmano Férrer, do Podemos, ainda mantinha sua candidatura ao Governo do Estado, da qual desistiu no dia 25 julho. Por isso, Elmano foi estimulado e aparece na pesquisa com 4,66% das intenções de voto. Esse resultado flagrado pela pesquisa do Instituto Amostragem garante a vitória de Wellington Dias no primeiro turno das eleições porque tem 43,98% das intenções de voto e os adversários somam 23,30% das intenções de voto estimuladas.

Para vencer no primeiro turno das eleições, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, excluídos os votos nulos e em brancos. A pesquisa aponta que o pré-candidato do PSC ao Governo do Estado, Walter Alencar Rebelo, tem 1,06% das intenções de voto estimuladas; o précandidato do PSL ao Governo do Estado, Fábio Sérvio; e a pré-candidata da Rede a governadora, Irmã Graça, estão empatados com 0,70% das intenções de voto estimuladas. Em seguida, vem a candidata do PSOL ao Governo do

Estado, Maria Sueli Rodrigues, com 0,44% das intenções de voto estimuladas; o candidato do PSDC a governador, Romualdo Sena, com 0,35% das intenções de voto, e a pré-candidata do PSTU ao Governo, Luciane Santos, com 0,18% das intenções de voto.

A pesquisa revela que 19,09% do eleitorado piauiense ainda não sabe em quem votar para o Governo do Estado ou não quer opinar. Os eleitores que intencionam votar nulo ou branco são 13,63%.

Os dados são de resultado da pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, e realizada nos dias 20 a 23 de julho, com 1.137 eleitores, distribuídos em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE) – Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Esperantina, Barras, Piripiri); Litoral Piauiense (Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, Altos); Campo Maior (Alto Longá, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, São Pedro do Piauí e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Bertolínia, Landri Sales e Colônia do Gurgueia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Santa Cruz do Piauí, Ipiranga do Piauí, Oeiras e Picos); Pio IX (Monsenhor Hipólito e Pio IX), e Alto Médio Canindé (Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho, Paulistana, Simões, Jaicós e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número PI-02066/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.

Image title

Wellington alcança 65,36% dos votos válidos

O governador Wellington Dias, conforme a pesquisa do Instituto Amostragem, tem 65,36% dos votos válidos para sua reeleição; seguido do Doutor Pessoa, com 13,33%, e Luciano Nunes, com 9,28%. Os votos válidos estimados nas pesquisas de intenção de votos excluem os votos nulos e brancos e os eleitores indecisos. Elmano Férrer, que não é mais candidato ao Governo do Estado, tem 6,93% dos votos válidos; Valter Alencar Rebelo, possui 1,57%; Fábio Sérvio e Irmã Graça estão empatados com 1,05%; Maria Sueli tem 0,65% dos votos válidos, e Romualdo tem 0,52%.

Image title

Governador lidera em todas as regiões

O governador Wellington Dias lidera nas intenções de voto estimuladas em todas as microrregiões do Piauí. A melhor aceitação do petista é na microrregião de Bertolínia com 72,22%, contra 5,56% de Dr. Pessoa. Na microrregião de Pio IX, Wellington tem 60,77% e Dr. Pessoa 4,35%. Os demais candidatos não foram citados nessas duas microrregiões. No Litoral, Wellington tem 35,19%; Dr. Pessoa e Luciano Nunes estão empatados, com 2,78%; Irmã Graça e Romualdo Sena estão empatados com 1,8%; Fábio Sérvio está empatado com Valter Alencar, ambos com 0,93%. Os outros candidatos não foram citados.

Na microrregião de Teresina, Wellington lidera a disputa com 34,97%; seguido pelo Dr. Pessoa com 20,25%; Luciano Nunes tem 7,67% das intenções de voto estimuladas; Fábio Sérvio e Valter Alencar estão empatados com 0,92%. Há também empate entre Luciane Santos e Maria Sueli, com 0,61%.

SÃO RAIMUNDO – Na microrregião, Wellington tem 69,39% das intenções de voto estimuladas; Dr. Pessoa e Luciano Nunes estão empatados com 4,08%; Irmã Graça tem 0,4%. Os demais candidatos não foram lembrados. Na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, o governador tem 51,64% das intenções de voto estimuladas; Dr. Pessoa tem 4,92%, empatado com Luciano Nunes; Maria Sueli e Valter Alencar têm cada 0,64%.

CAMPO MAIOR – Wellington tem 45,78% das intenções de voto estimuladas; Doutor Pessoa, 9,64%; Luciano Nunes, com 6,02%; e Valter Alencar Rebelo, com 3,61%. Na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, Wellington tem 51,79% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 10,71%, e Doutor Pessoa, 7,14%. Os demais candidatos não foram citados.

VALENÇA – Na microrregião de Valença do Piauí, o governador Wellington Dias tem 32,61% das intenções de voto estimuladas; empatados com 6,52% estão Doutor Pessoa e Luciano Nunes, e também empatados, mas com 2,17%, estão Fábio Sérvio e Irmã Graça. Os demais candidatos não foram citados Na microrregião Alto Parnaíba Piauiense, Wellington Dias pontua com 37,50%; Doutor Pessoa, com 12,50% e empatados, com 6,25%, estão Fábio Sérvio, Luciano Nunes e Valter Alencar Rebelo.

FLORIANO – Na microrregião de Floriano, o governador Wellington Dias marca com 45,83% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes, com 10,42%, e Doutor Pessoa, com 2,08%. Na microrregião do Alto Médio Gurgueia, o governador Wellington Dias tem 50% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 6,25%, e Valter Alencar Rebelo tem 3,13%. Os demais candidatos não foram citados.

EXTREMO SUL – Na microrregião da Chapada do Extremo Sul, Wellington Dias tem 46,67% das intenções de voto estimuladas, e empatados, com 3,33%, estão Irmã Graça e Luciano Nunes. Os demais candidatos não foram citados.

PICOS – Na microrregião de Picos, o governador Wellington Dias tem 58,11% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes tem 8,11%; Doutor Pessoa, 2,70% e; empatados, com 1,35%, Maria Sueli e Valter Alencar. Os demais candidatos não foram citados; Na microrregião do Alto Médio Canindé, o governador aparece com 38,68% das intenções de voto estimuladas; Luciano Nunes, com 4,72%; Doutor Pessoa, com 2,83%; empatados, com 1,89%, Fábio Sérvio e Irmã Graça, e Romualdo Sena obteve 0,94%.

Na espontânea, Wellington tem 16,9% e Luciano 1,76%

O governador Wellington Dias tem 16,9% das intenções de voto espontâneas, de acordo a pesquisa do Instituto Amostragem. Em segundo lugar vem Luciano Nunes, com 1,76% das intenções de voto espontâneas; seguido de Doutor Pessoa, com 0,70%; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 0,62%, e o ex-governador Wilson Martins, pré- candidato ao Senado pelo PSB, com 0,35% das intenções de voto espontâneas.

Os outros candidatos ao Governo do Estado lembrados espontaneamente pelos eleitores foram Romualdo Sena, por 0,18%, e Valter Alencar Rebelo, com 0,09%. Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea representam 69,13% e os eleitores que querem votar nulo ou branco são 9,76%. O presidente do Instituto Amostragem, o estatístico João Batista Teles, afirmou que o voto espontâneo é o manifestado pelos eleitores sem estipulação dos nomes dos pré-candidatos pelos pesquisadores.

Image title

Fonte: MeioNorte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais