34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Com 50% das barragens com nível crítico, governo reforça racionamento

As chuvas previstas para agosto, setembro e outubro não chegaram e os níveis de água das barragens atingiram patamares críticos e abaixo de 10%. O secretário Estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, confirmou que o racionamento está mantido até mesmo para que não falte água para o consumo humano.

No Piauí, 120 municípios estão em estado de emergência, devido à seca. É a mais longa estiagem que dura seis anos.

“O racionamento de água foi reforçado e está ocorrendo em vários municípios. Estamos analisando também a qualidade da água, por exemplo, aquela água de Petrônio Portela (em São Raimundo Nonato) sempre teve um teor de sal acima do normal e agora com a concentração aumenta ainda mais, dificultando o abastecimento para as famílias”, relatou o secretário.

Hoje, segundo levantamento do DNOCS e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, 50% das barragens estão abaixo do nível normal.

“Existem municípios que antes não tinham dificuldades de abastecimento e hoje está com falta de água que são cidades da região Norte. Dificuldades porque os nossos mananciais e nossos poços não tiveram recargar no volume de água e estão com dificuldades de abastecimento de água”.

“A situação é preocupante, porque algumas regiões como o Sul do Estado como os cerrados estavam previstas o início das chuvas e ainda não iniciaram. Esperamos que em 2017 podemos ter um inverno melhor do que este”.

Hélio Isaias garantiu que os governos estadual e federal estão dando todo suporte para as vítimas das secas.

Segundo o secretário, o governo federal já enviou recursos – 30% do valor de R$ 10milhões para operação carro-pipa – e já recebeu verba para obra emergencial no município de Pedro II.

Ele disse que nos próximos dias deverá sair o recurso de R$ 12 milhões da obra de engate rápido para a cidade de São Raimundo Nonato.
Os municípios com racionamento de água, a Defesa Civil está perfurando poços e aumentando a operação carro-pipa, atendendo até a zona urbana das cidades.

 

Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais