24.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Com queda de 40% no FPM, prefeitos preveem falência dos municípios

Os prefeitos já começam o ano com uma notícia ruim em nível municipal. Diferente dos anos anteriores, que sempre têm previsão de repasse de parcelas maiores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no início do ano, em 2017 a realidade é diferente.No Piauí, gestores alertam para uma situação de falência com a retração do recebimento dos recursos. O prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PT), acredita que com a queda, “a situação pode levar as prefeituras ao caos”.

Em janeiro de 2017, o repasse do FPM vai cair 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, o repasse é maior que no mesmo período do ano passado, – recebe um incremento entre 35% de 39%. Isso representa um ganho real de apenas 14% se comparado com o déficit do mês anterior, janeiro. Em março, o repasse volta a ser negativo e maior ainda, de 39%, se comparado ao mês equivalente do ano passado.

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, também acredita que a queda das receitas municipais representa um alerta para as cidades. “A situação é difícil, as expectativas são das piores. É lamentar e as expectativas depois dessa é que piorem ainda mais. A chuva não está caindo nos municípios, e o FPM, para piorar, está”, declarou.

Assinatura de convênios

Nesta segunda-feira (16), prefeitos estão reunidos na sede da Funasa, em Teresina, para oficializar a assinatura dos convênios de  saneamento básico em seus municípios.

O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, está presidindo o evento junto com o superintendente no Piauí, Gilberto Antônio. O deputado Atila Lira também está na solenidade.

 
Lyza Freitas / CidadeVerde

Imagem ilustrativa reprodução

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais