23.1 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Com servidores em greve há 35 dias, remarcações no INSS geram reclamações no Piauí

INSS / Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A greve dos servidores em saúde do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já dura mais de um mês em todo o país, tem tornado ainda mais difícil o acesso da população aos serviços do órgão no Piauí. Dentre as queixas, os usuários relatam cancelamentos de atendimentos e remarcações consecutivas.

Cidadeverde.com foi à sede da gerência regional do INSS, no Centro de Teresina, e encontrou diversas pessoas com dificuldade para conseguir o atendimento, como a dona de casa Conceição da Silva, que se deslocou de Lagoa do Piauí para tentar um laudo médico para a aposentadoria de um dos seus filhos.

“Já tá com duas perícias que venho, na primeira o pai da médica faleceu e foi remarcado para o dia 22 deste mês, mas cheguei aqui e está de greve. O problema do meu filho é aposentadoria, mas fica nessa burocracia toda, porque eles não resolvem o problema da gente. Gasto o que não tenho e chego aqui e não resolvo nada”, desabafou a mulher.

Ao todo, Conceição gasta pelo menos R$ 76 para se deslocar até a capital em busca de atendimento, mas novamente retorna para sua cidade sem conseguir resolver suas solicitações. A situação é semelhante à de Antônio Neves. O idoso, de 60 anos, tenta desde 2021 dar entrada em um auxílio doença no órgão previdenciário.

“Em dezembro tinha faltado água e botaram para fevereiro, mas quando cheguei estava em greve e remarcaram para o dia 26 de março, mas quando foi hoje remarcaram para o mês de agosto. Preciso de ajuda, pois tenho hérnia de disco. Estou esse tempo todo sem benefício, só com a ajuda dos filhos. É uma situação difícil”, disse o senhor, da zona rural do município de Capitão de Campos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social no Estado do Piauí (Sintsprevs-PI), o movimento grevista paralisou parcialmente a prestação de serviços em pelo menos 70% das 32 agências do INSS em todo o estado.

As reivindicações

A greve dos servidores do INSS foi decidida durante assembleia geral do Sintprevs-PI na última quinta-feira (17). Dentre as reivindicações, os servidores cobram reajuste salarial de 19,9%, o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa, a revogação da PEC do Teto dos Gastos e a realização de concurso público.

Fonte: Breno Moreno e Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais