28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Com taxa de ocupação de UTI acima de 80%, COE avaliará 1ª semana do decreto

Coronavírus - Foto: Divulgação CCOM

Membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) irão se reunir na terça-feira (02) para discutir os efeitos da primeira semana do Decreto Nº 19.479, de 22 de fevereiro de 2021. O decreto dispôs sobre medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), Alderico Tavares, disse que o estado do Piauí continua em sinal de alerta, com a ocupação de leitos acima dos 80%.

“Amanhã, nós teremos um COE. Vamos analisar se essas medidas restritivas foram eficientes para que a gente possa ter algumas decisões. Nós vamos analisar os dados de ocupação, óbitos que aumentaram, a gravidade dos pacientes. Nós vamos tomar as medidas necessárias para encaminhar ao governador Wellington Dias”, diz Alderico Tavares, também membro do COE.

Alderico Tavares ressalta que a posição do COE é por medidas mais restritivas. “A posição da maioria dos membros do COE é por medidas de restritivas mais enérgicas. Houve medidas que atendessem o anseio da população, muitos entraram em protestos, muitos criticaram o número de leitos de UTI diminuído ao longo dessa pandemia”.

VEJA BOLETIM LEITOS – 28/02/2021

Leitos 

O superintendente explica que os leitos recentemente abertos foram rapidamente ocupados.  “Nós estamos dia a dia trabalhando para aumentar (os leitos). Hoje tem a previsão de mais cinco leitos no HU (Hospital Universitário). Estamos lutando para entregar mais cinco leitos no Hospital de Piripiri, mais cinco leitos no HGV (Hospital Getúlio Vargas), e mais cinco leitos em Parnaíba”.

Tavares alerta que “os percentuais de ocupação dos leitos permanecem altos em alguns locais e em outros continuam com 100%”. Ele cita que os leitos de UTI e os leitos clínicos vivem o aumento de ocupação.

“Isso nos preocupa. Como membro do COE e gestor no Estado, nós estamos aumentando a quantidade de leitos. Tão logo aumenta os leitos, esses leitos são ocupados. Isso é um sinal de alerta”.

O cenário é preocupante. “Nós estamos fazendo um apelo à população com essas medidas restritivas enquanto a vacina não chega em percentual de segurança”.

A taxa média de ocupação das UTIs no estado, segundo o membro do COE, está acima de 80%, pela oitava semana consecutiva.  “Algumas unidades hospitalares estão apenas com a reserva técnica”.

“A maioria dos nossos hospitais da região Norte, da região dos Cocais e aqui da capital (de Teresina), bem como na (região) Centro Sul, estão acima dos 90%”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais