33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPaulistanaPolítica

Com votos da oposição, Daniel de Alberto é reeleito Presidente da Câmara de Paulistana

Nesta terça-feira (27) houve a eleição antecipada para a formação da nova mesa diretória para o próximo biênio 2019/2020 na câmara municipal de vereadores de Paulistana. Na sessão ordinária, três vereadores que eram da base do prefeito Didiu Melo, manifestaram descontentamento e migraram para o grupo da oposição e formaram uma nova chapa para disputarem as eleições que iriam definir a próxima mesa diretória.

A eleição foi antecipada, algo pouco visto nos municípios, mas foi pautada pelos termos da lei orgânica do município e pelo regimento interno da casa.  Com a plenária lotada, e a ausência dos vereadores da situação, Hélio Sousa, Osvaldo, Nano de Abel e Elias de Liberato, a reunião deu início com o anuncio da chapa da seguinte forma:

Daniel de Alberto – Presidente
Valdeci Arraes – Vice Presidente
José Nery –  1º Secretário
Ivanei André –  2º Vice Presidente e
Agnaldo –  2º Secretário
Com os votos dos 5 que compunham a chapa, somados ao voto dos vereadores Arnaldo e José Vieira (Zé de Dodô), foi escolhido então por unanimidade a chapa, reelegendo o vereador Daniel como presidente para o biênio 2019/2020.
Durante seus discursos, cada vereador fez duras críticas ao prefeito Didiu, mostrando insatisfação na sua forma de governar. Os pronunciamentos estavam alinhados e as palavras de cobrança e fiscalização eram frisadas pelos, então agora,  7 vereadores opositores que, segundo eles, iriam trabalhar para que o executivo fizesse o melhor pelo município.
O vereador José Vieira (Zé de Dodô) disse que esses três vereadores que fortaleciam a oposição eram bem vindos. Que estavam sendo abraçados pelos outros vereadores e que ele acreditaria no potencial do vereador Daniel para comandar os trabalhos da casa.
“Se três vereadores saíram da base do prefeito se mostrando indignação e alegando que estavam sendo excluídos, é por que lá, realmente a situação não era confortável”, disse Zé de Dodô
Os três vereadores que se uniram à oposição foram, Daniel de Alberto, Ivanei (Galeguinho de André) e Agnaldo.
O vereador Agnaldo, afirmou que ele era ciente de que a população iria receber um baque com essa decisão, mas que vinha sendo massacrado há muito tempo. E que tomou essa decisão, conversando com o prefeito, e que o gestor achava que ele não estava levando a sério, que iam leva-lo na força da moeda e isso não faz parte do perfil da sua pessoa,  que já tinha dado a palavra que estava com o vereador Daniel.

Fico triste em saber que surgirão especulações de que não foi a decisão certa. Mas estou tranquilo, com a consciência tranquila, estive numa conversa com o prefeito na última quinta-feira não houve acordo e avisei a ele que ele estava perdendo três vereadores. Infelizmente ele é um cara que acredita muito no que os outros falam e deixa de acreditar no seu próprio vereador”. disse Agnaldo.

Em seguida o vereador Ivanei, o “Galeguinho de André’, disse que estavam juntos para fazer um trabalho não do quanto pior melhor, mas uma oposição que está unida para fiscalizar e cobrar de cada secretaria que honre com seus compromissos e irão trabalhar no desenvolvimento de Paulistana.
“Eu já venho sendo excluído a mais de 6 meses, os outros se viram também na mesma situação e não poderíamos tomar outra decisão a não ser esta, de está se aliando aos vereadores da oposição, nos tornando um grupo independente e com uma maior liberdade de trabalhar mais na fiscalização e cobrança de melhorias para o nosso município”, finalizou Galeguinho.
E por fim, foi a vez do reeleito presidente Daniel de Alberto ir a tribuna e dar os seus esclarecimentos, afirmando que o poder legislativo vai ser independente do poder executivo e que estavam reescrevendo a história política de Paulistana. O vereador desmentiu os boatos que surgiram na prévia da sessão, de que o grupo estava se unindo para caçar o mandato do prefeito Didiu, segundo Daniel, o grupo só iria fazer a sua parte que é de fiscalizar e cobrar.
“Eu acho que a gente só trai alguém quando a gente tem algum compromisso. O meu compromisso com o prefeito Didiu foi de votar nele nas eleições de 2016. Votei e ajudei, independente se ele reconhecer ou não. Hoje o vereador Daniel, Agnaldo e Ivanei, nos consideramos como terceira via. Apenas tomamos essa decisão na ultima sessão e ficou decidido a eleição da chapa. Eu e o vereador Agnaldo fomos praticamente excluídos do grupo do prefeito, não queriam que a gente tivesse o direito a pleitear, queriam que a gente dissesse apenas amém. Hoje está surgindo a terceira via política de Paulistana. Jamais, falo e afirmo, esses vereadores jamais irão deixar de votar num projeto que venha beneficiar a população. Apesar de tudo, desejo que o legislativo e o executivo trabalhem em harmonia”, disse Daniel.
Ao final de cada pronunciamento, os parlamentares eram aplaudidos pela platéia que mostravam claramente apoio às decisões dos vereadores.  O presidente encerrou a sessão agradecendo a presença de todos.
Com informações e fotos: Audio Line

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais