31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
Geral

Comarca emite nota e esclarece sobre ‘homem segurando cartaz’ em Simplício Mendes

Fotos reprodução

Nesta quarta-feira (05), a Comarca de Simplício Mendes (PI) emitiu uma nota de esclarecimento após a repercussão de um vídeo divulgado nas redes sociais de uma página no Instagram, onde aparece um homem segurando um cartaz com uma legenda, que segundo a órgão não condiz com a realidade.

A legenda que aparece na publicação nas redes sociais é a seguinte: “No município de Simplício Mendes, um homem foi obrigado pelas autoridades policiais a ficar uma hora com um cartaz com dicas para a COVID. A “pena” recebida teria sido por desobediência ao toque de recolher da prefeitura — ele estava fora de sua residência após às 20h”, aparece na legenda da publicação.

Segundo a nota de esclarecimento da Comarca de Simplício Mendes, a notícia veiculada não informa, de forma verdadeira, os fatos. Isso porque o homem em questão não foi obrigado pelas autoridades policiais a segurar o cartaz, a medida não constitui pena e tampouco foi aplicada por desobediência ao “toque de recolher da prefeitura”.

Na nota explica o real motivo pelo qual o homem aparece segurando o cartaz.

“Em verdade, aquele homem estava segurando um cartaz explicativo quanto aos cuidados a serem adotados pela população de Simplício Mendes/PI para a prevenção de contágio pela COVID-19 em razão da celebração de transação penal, medida despenalizada prevista no art. 76 da Lei 9.099/95, que consiste na aplicação imediata de pena restritiva de direitos com o fim de evitar a instauração de um processo penal”.

Com isso, ressalte-se que a celebração do acordo se deu de forma voluntária, estando o homem em questão devidamente assistido pela Defensoria Pública, e não em razão de desobediência a “toque de recolher”, mas sim em virtude da suposta prática do crime de infração de medida sanitária preventiva.

A nota foi assinada por Rita de Cássia da Silva, juíza substituta do Tribunal de Justiça do Piauí/PI, atualmente responsável pela Comarca de Simplício Mendes/PI, Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, Promotora de Justiça Titular de Simplício Mendes/PI, Jorge Luíz da Costa Pessoa, Promotor de Justiça Titular da 3ª PJ de São Raimundo Nonato/PI, Ana Paula Passos Mattos Moreira, Defensora Pública Titular da Comarca de São João do Piauí/PI, substituta em Simplício Mendes/PI.

Panorama da pandemia no município

Até a divulgada da nota, o município de Simplício Mendes contabilizava 145 pessoas contaminadas com o novo coronavírus cumprindo isolamento social, 19 pessoas hospitalizadas e 34 óbitos em razão da doença.

CLIQUE AQUI E VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA!

Por Wesley Monteiro / Portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais