33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Combate a incêndio na região da Serra da Capivara chega ao 4º dia

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato - Incêndio

Equipes de brigadistas do ICMBio, bombeiros e voluntários seguem pelo quarto dia consecutivo em combate aos focos de incêndio que atingem uma região conhecida como Serra dos Gringos, zona rural de São Raimundo Nonato. A área fica próxima ao Parque Nacional Serra da Capivara, considerado patrimônio da humanidade.

O fogo iniciou na última terça-feira e se espalhou com facilidade, devido ao vento e à vegetação seca característica da região.

De acordo com o relato de moradores, as chamas continuam se proliferando nesta sexta-feira, colocando em risco comunidades no entorno. “Nesse momento a nossa preocupação é com vidas humanas”, disse o fotógrafo André Pessoa, que acompanha e faz imagens do incêndio desde a terça-feira.

Ontem (09),  a direção do Parque Nacional da Serra da Capivara chegou a anunciar que o fogo estava controlado, mas horas depois um novo comunicado confirmou o retorno dos focos.

A prefeitura de São Raimundo Nonato ainda informou que um outro foco de incêndio surgiu na PI-140, próximo à localidade Novo Zabelê. As equipes se deslocaram para realizar o combate no local.

O coordenador de combate à incêndios do ICMBio em São Raimundo Nonato, João Morita, disse que o foco agora é evitar que as chamas ameçem a estrutura do parque nacional da Serra da Capivara. “Existe um esforço institucional do ICMBio, sentido de conter o seu avanço e não ameçar o parque”, ressaltou.

Nas redes sociais, imagens e vídeos da atuação das equipes no combate ao fogo foram compartilhadas. Internautas da região também registraram os momentos de tensão vivenciados nos últimos dias com o avanço das chamas.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais