24.8 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Comissão de deputados federais vêm ao Piauí discutir estupro coletivo

A Comissão Externa de Acompanhamento das Investigações de Estupro Coletivo da Câmara dos Deputados estará em Teresina amanhã, quinta-feira (16), para discutir o assunto no Estado e criar leis – em caráter de urgência – que amplie a defesa das mulheres. O encontro ocorrerá às 14h30, na Assembleia Legislativa do Piauí. Em pouco mais de um ano, quatro casos ocorridos no Piauí chocaram todo o país: sete garotas foram vítimas de estupro coletivo; uma na cidade de Bom Jesus, outra em Pajeú do Piauí, uma moça em Sigefredo Pacheco e quatro em Castelo do Piauí. Elas têm idades entre 14 e 21 anos.

A visita à capital piauiense atende a requerimento dos deputados federais Iracema Portella (PP-PI), Silas Freire (PR-PI) Soraya Santos (PMDB-RJ), Celso Jacob (PMDB-RJ).

O deputado Silas Freires (PR-PI), que integra a Comissão, comentou que o Piauí possui um vergonhoso histórico de estupros coletivos. Há um ano, quatro adolescentes foram vítimas de estupro coletivo na cidade de Castelo do Piauí; uma delas não resistiu e morreu.

“Nós tivemos um estupro coletivo na cidade de Castelo do Piauí que resultou na morte de uma menina, agora desconfia-se que o estupro que aconteceu no município de Bom Jesus também seja coletivo. Temos ainda o recente caso de Pajeú e a lista só aumenta. A Comissão participa para legislar e propor leis. A ida do parlamento nacional ao Piauí com esses acontecimentos extremos em menos de um ano é justamente para intimidar aquilo que pode virar uma cultura de estupro’’ declarou o deputado federal Silas Freire.

Além de Silas, dentre os parlamentares que vem ao Piauí estão a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada Maria do Rosário (PT-RS), deputada Gorete Pereira (PR-CE), deputada Zenaide Maia (PR-RN) e o deputado Edson Moreira (PR-MG).

“Vamos acolher todos esses casos, o Piauí possui um vergonhoso histórico de estupros coletivos que vem se repetindo. Não podemos continuar apenas assistindo. Por isso, propus que a Comissão Externa viesse aqui debater junto ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, autoridades policiais, grupos de defesa dos direitos das mulheres e parlamentares para acharmos uma solução que possa endurecer as leis e defender a integridade das mulheres”, acrescentou Silas Freire.

A Comissão também acompanha o caso da adolescente estuprada por mais de 33 homens no Rio de Janeiro. A adolescente foi filmada durante a violência sexual pelos agressores. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais