25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Comissão de Saúde da Alepi discute propostas para o sistema de regulação

Imagem ilustrativa reprodução: Thiago Amaral/Alepi

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta quinta-feira (18), uma audiência pública para discutir o Sistema de Regulação Estadual de Saúde. Motivaram o debate as reclamações em relação à demora nos atendimentos. O presidente da Comissão, Dr. Vinícius (PT), disse que o grupo de trabalho assume o compromisso de apontar soluções para o problema, debatido por gestores e representantes de entidades, que apresentaram os gargalos do sistema à Casa, composta em boa parte por médicos.

“Muitas das coisas que estão surgindo se devem ao fato de o estado ter melhorado a sua rede de serviços da saúde. Antigamente, era praticamente só Teresina e, eventualmente. Parnaíba. Hoje, a própria rede estadual e municipal teve uma melhoria significativa. Não é suficiente, alguns problemas se agravam ainda mais, e a gente vai precisar continuar avançando”, afirmou o deputado Francisco Limma (PT), autor do requerimento que motivou a realização da audiência.

“Temos um problema grave de financiamento do SUS. O Brasil é um dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico] que menos disponibiliza orçamento para a saúde pública, mas é um dos que mais gasta na saúde privada. Veja a distorção. Não temos um cenário a curto e médio prazo com possibilidade de ampliação do orçamento, logo, nós temos que melhorar a eficiência da gestão. A regulação é para isso. Precisamos ser mais organizados”, ressaltou o deputado Dr. Gil Carlos (PT).

O deputado Dr Thales Coelho (Progressistas) disse conhecer de perto a dificuldade, desde a atenção primária à atenção terciária. “Venho cobrando investimentos nos hospitais regionais, que não têm estrutura adequada para a realização de cirurgias eletivas, exames, o que acaba superlotando o HU, o HGV, HUT. Isso é visível, eu presenciei como médico e presencio até hoje […] Outro ponto são as cirurgias eletivas e atendimentos especializados, que nós não temos nos hospitais regionais nesses municípios polo. Às vezes o município não tem sequer uma endoscopia. Cateterismo, só Teresina faz. Acaba sobrecarregando”, pontuou.

Thales Coelho enfatizou a tramitação do projeto de lei 10/23, do deputado licenciado Flávio Júnior (PT), que dispõe sobre a publicação, na internet, do quantitativo de pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos na rede pública de saúde. O deputado Francisco Limma explicou que pediu vistas do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, para que a matéria pudesse ser analisada pelos colegas após os debates promovidos pela audiência.

O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) sugeriu que o Piauí busque modelos de gestão em que a regulação tem dado certo. A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) parabenizou o deputado Limma pela audiência e ressaltou que o Governo do Estado precisa dar uma resposta especialmente aos municípios em relação às deficiências na área da saúde. “Quanto mais distante da capital, maior o sofrimento do povo”, concluiu.

Fonte: Alepi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais