24.5 C
Jacobina do Piauí
19 de março de 2024
Cidades em Foco
ConcursosGeral

Comissão nacional da OAB cobra concurso dos cartórios do Piauí

Foto: Divulgação

Está prevista para agosto a sessão de julgamento que pode destravar o andamento do concurso dos cartórios do Piauí. Ainda não há data marcada, mas o Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Notarial e Registral da OAB, Ian Cavalcante, acredita que o julgamento deva ocorrer logo após o fim das férias no Superior Tribunal de Justiça. Judicializado desde 2013 ,o certame segue suspenso após liminar do ministro do STJ Gurgel de Faria, no ano passado.

Ian integra agora a equipe que luta pelo destravamento do concurso e defende que a ação pode melhorar a prestação dos serviços notariais no Piauí. “Nós estamos preocupados com a situação dos cartórios no país todo, e isso já vem sendo levado por nós a Brasília, não a toa já nos reunimos com a assessoria do ministro para discutir a pauta. Fato é, agora torcer para que realmente se cumpra as informações prestadas pela assessoria do Ministro e com maior brevidade seja finalizado esse certame”, defende o advogado.

Atualmente no Estado a maioria dos cartórios não é administrada por titulares, que não dispõem de administração completa necessitando de autorização e um controle rígido do Tribunal de Justiça do Piauí. “Isso dificulta a aquisição de sistemas e/ou plataformas que agilizem o serviço, na contratação de bons funcionários e assessorias que possam corresponder a um serviço de excelência. E isso tem que acabar”, completou Ian.

A atividade cartorária tem como principal objetivo a prevenção de litígios através da segurança jurídica que propicia aos seus usuários, intensa circulação de renda, constituindo prova robusta e, principalmente, com fé pública e não perecível no tempo.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais