24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Esportes Geral

Comunidade se reúne e faz campo de futebol improvisado para crianças e adolescentes em Picos

Imagem: arquivo pessoal

Sem incentivos públicos ou privados, moradores do bairro Paroquial, em Picos, vendo a necessidade de afastar as crianças e adolescentes da marginalidade e, consequentemente, do mundo das drogas, se reuniram e iniciaram um grandioso projeto: um campo de futebol improvisado.

O bairro Paroquial é um dos bairros mais carentes do município e, em nenhuma gestão foi notado a ponto de proporcionar políticas públicas eficazes, segundo informaram alguns moradores da região. Por isso, a própria comunidade sentiu a necessidade de dar o primeiro passo.

Um terreno, por muitas vezes utilizado para descarte de lixo e mato, foi limpo pelos moradores para que as crianças do bairro tivessem um espaço para lazer, pois, outrora, eles utilizavam a rua, correndo risco de acidentes com os veículos que transitam e, até mesmo, incomodando alguns residentes que, por vezes, tiveram portões quebrados.

A iniciativa partiu de um morador chamado Degô recebeu o apoio do presidente da comunidade, Antônio Júnior, além de Haroldo (treinador do time), Netinho e Lucas Oliveira (youtuber de games – Picos Nerd).

Com o início do projeto, o grupo realizou busca de parceiros, encontrando na Prefeitura de Picos, através do ex-secretário de Esportes, Tássio Rômulo, a doação de bolas e redes. A entrega foi feita nesta terça-feira (25), com a presença do atual secretário, Loinha, o qual recebeu a pasta na última segunda-feira (24).

“O pessoal do Paroquial se uniu, conversamos com outras pessoas da comunidade e nos juntamos para limpar essa área da prefeitura para que os meninos aqui do bairro pudessem jogar bola. Com essa iniciativa, o ex-secretário de Esportes, o Tássio Rômulo, à época como gestor, prometeu fazer umas doações de bolas de futsal, de vôlei e uma rede de vôlei e as redes de futsal para que as crianças tivessem lazer. A entrega foi realizada anteontem pelo Tássio e por Loinha, que assumiu a pasta essa semana. Eles abraçaram nossa causa e estão investindo em fazer melhorias para o bairro”, informou José Lucas Oliveira.

Ele frisou ainda a necessidade de afastar as crianças e adolescentes da criminalidade.

“Esse projeto dos moradores do bairro é para podermos distanciar nossas crianças do mundo das drogas, da criminalidade, de fazer o que é errado. Nossa missão é incentivá-las através do lazer e do esporte, ajudando essas crianças a encontrarem um esporte que eles gostem e sintam orgulho, quem sabe até subindo para o nível profissional”, disse ele.

José Lucas informou que a inauguração do campinho do bairro Paroquial acontece no próximo domingo (30), às 08h00, com um amistoso entre o time da comunidade versus p Liverpool Kids Futebol Clube, do Morro da Mariana.

“Queremos convidar a todos para prestigiarem esse momento de muito orgulho para nossa comunidade. Estamos começando devagar, mas acreditamos que ainda cresceremos muito para ofertar a esses meninos e meninas o lazer em espaço apropriado para eles. Contudo, mesmo sendo algo pequeno, sentimos que crescemos muito com esse primeiro passo”, declarou José Lucas Oliveira.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais