18 de abril de 2024
Cidades em Foco
ConcursosGeralPiauí

Concurso de cartórios será homologado em março após decisão do STJ

Foto: Roberta Aline

A espera já dura oito anos, mas o Tribunal de Justiça do Piauí pretende anunciar em março o resultado do concurso dos cartórios. O certame será homologado, após uma batalha jurídica entre candidatos e o TJ.

Em 2013, o TJ lançou o concurso para 239 unidades extrajudiciais do tribunal. A seleção teve 1.756 inscritos de todo o País.

A última decisão, até agora proferida, é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que TJ do Piauí respeite edital de 2015 do concurso de cartórios e anule as mudanças realizadas.

A banca examinadora é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) que já foi comunicada da decisão do STJ e faz a recontagem dos pontos.

Um dos alvos divergentes é a prova de título, que foi alterada pela comissão do concurso, presidida pelo desembargador Fernando Carvalho.

A comissão já fez uma reunião e anunciou que será realizada uma audiência pública para destinação de 10% das vagas para as pessoas com deficiência. Outras providencias estão sendo adotadas pela comissão para que o concurso seja homologado no próximo mês.

O concurso é disputado por candidatos como ex-desembargador, juízes federais e procuradores aposentados. O salário varia de R$ 8 mil até o lucro do cartório. Em Teresina, tem cartório que fatura R$ 1milhão e 500 por mês.

Com a homologação do concurso, a vice corregedoria assume as nomeações. Será feita uma audiência de escolha, e os candidatos com melhores notas têm preferência na indicação do cartório que irá administrar.

O juiz da vice corregedoria do TJ/PI, Mário Cavalcante, disse que aguarda a homologação do concurso para iniciar a audiência da escolha.  Segundo ele, dos 250 cartórios existentes no Piauí, 30 têm titulares e 220 serão instalados com os novos aprovados.

“Há uma previsão de instituir 24 novos cartórios para melhorar o atendimento à população. O cartório do 2º ofício será transformado em cinco cartórios (três de imóveis, um de notas e outra de registro de títulos e pessoa jurídica”, disse.

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais