25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Conferência discute sobre direitos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia em Bela Vista do Piauí

A Conferência aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2022

“Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, esse foi o tema central da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Bela Vista do Piauí.

A gestão do prefeito Francisco de Sousa Neto, mais conhecido por Neto, promoveu dois dias de discussão sobre a temática com a população do município. No primeiro dia, foi realizada a abertura da conferência pela cerimonialista, a jovem do NUCA Késsia Maria Marques Nascimento apresentando o tema, os eixos temáticos e, em seguida, a composição da mesa de honra com as autoridades e representações.

O prefeito Neto fez questão de participar das discussões e, inicialmente destacou sobre a importância da Conferência, deste momento de discussões e a elaboração de propostas voltadas as políticas em prol da criança e do adolescente e afirmou que o que for possível, a gestão apoiará e colaborar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Na sequência, a 1° dama, Secretária Municipal de Assistência Social (Profa. Eliane de Sousa Tolentino) explanou da relevância da Conferência para contemplar as ações destinadas às crianças e adolescentes, da importância da parceria através da intersetorialidade com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, bem como também as demais.

Em seu discurso, falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas devido à falta de recursos suficientes. No entanto, frisou que estão sendo realizadas as ações. Em seguida, o presidente do CMDCA, Randerson de Sousa Passos cumprimentou a mesa de honra na pessoa do Kleber de Sousa Mauriz, que estava representando todas as crianças do município, a adolescente Késsia Maria e todos presentes.

Randerson enfatizou ainda que as Conferências municipais são espaços democráticos de discussão que apontam soluções, sugestões e ideias, onde se reúne governo e sociedade civil em torno de um tema central, e que iriam discutir políticas públicas para a criança e adolescente. O mesmo encerrou seu pronunciamento declarando aberta a 8° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dando seguimento para abrilhantar a noite, foi apresentado duas coreografias “Eu sou criança” e “Direitos da Criança” organizado pelas Orientadoras Sociais Fabiana de Sousa Coelho e Paula Costa Silva com as crianças e adolescentes do SCFV. Logo após, a realização da leitura do Regimento Interno.

No 2° dia, o evento contou com a presença do vereador José Luís de Sousa Coelho e foi realizada a palestra Magna sobre o tema central da Conferência com a palestrante Tamiris Rodrigues de Moura. Em seguida, a explanação dos cinco eixos temáticos e a formação dos grupos de trabalho para elaboração de propostas que foram aprovadas por unanimidade pela plenária e que serão apresentadas na Conferência Estadual que acontecerá no ano de 2023 em Teresina.

No final ocorreu a eleição dos delegados, representados por órgãos governamentais e sociedade civil com o intuito de representar o município de Bela Vista do Piauí-PI. Na ocasião o presidente do CMDCA declarou encerrada a Conferência e agradeceu a presença e participação de todos e, foi entregue o certificado.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais