25.7 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Congresso das Cidades discutirá o fortalecimento do municipalismo no Piauí, diz presidente da APPM

Prefeito Toninho

O prefeito Toninho Caridade, presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), destacou a importância do Congresso das Cidades para discutir temas voltados ao fortalecimento das pautas municipalistas.

Um dos pontos será o debate sobre a reforma tributária e o pacto federativo. “Serão vários temas de fortalecimento do municipalismo. Estamos fazendo os últimos detalhes e ajustes, mas com certeza vai ser um grande Congresso”, destacou o líder da entidade piauiense.

Em 2023, a terceira edição do evento organizado pelo Grupo Cidade Verde acontece entre os dias 05 e 07 de junho tendo como tema a “Transformação Digital na Gestão Pública”. Na ocasião, a APPM terá um espaço exclusivo destinado aos prefeitos participantes.

Segundo o presidente da entidade municipalista, a ideia é que este espaço seja uma oportunidade para unir os gestores municipais em torno de problemas comuns a quase todas as cidades e de discussões acerca da Reforma Tributária e do pacto federativo.

“Dentro do pacto federativo que a gente pode resolver o problema dos municípios, que é a falta de recursos. A única forma que a gente possa ter uma receita corrente líquida certa, permanente, é na divisão do bolo tributário, que se estende ao pacto federativo”, enfatizou o gestor.

Toninho Caridade integrou a comitiva de uma recente viagem do governador Rafael Fonteles (PT) à Estônia, participando de reuniões com autoridades do país europeu e empresários para conhecer ferramentas tecnológicas para implementação de uma gestão digital.

Avaliando que o Piauí deve ser pioneiro e protagonista nacional, o presidente da APPM enfatiza a importância da parceria entre  as prefeituras piauienses e o Governo do Estado para também integrar esse processo de digitalização dos serviços e da gestão.

“Os municípios são fundamentais, até porque é lá onde as pessoas vivem e moram. Essa parceria vai ser de suma importância, para a gente também dar a nossa colaboração de implementar junto esses serviços, que vai melhorar a vida do cidadão”, finalizou.

Fonte: Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais