24.9 C
Piauí
23 de setembro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral Municípios Paulistana

Conheça a história do município de Paulistana, Piauí; Veja!

A cidade de Paulistana, chamava-se Paulista A vila paulista foi fotos aérias II 07elevada oficialmente à categoria de cidade no dia 01।01।1939 A legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos das vilas e cidades brasileiras, atingiu o município de Paulistana, e assim em 30।12।1943, por decreto, passou a denominar-se Paulistana.

 

 

Domingos Jorge Velho
Reza a tradição que existem duas versões sobre a fundação de Paulistana.
A primeira delas refere que “a antiga vila originou-se de uma antiquíssima fazenda de criação de gado por volta de 1663. A fundação dessa fazenda deve-se ao pioneirismo do bandeirante Domingos Jorge Velho, quando das suas primeiras incursões em território piauiense”. A tradição afirma ainda que; “mais tarde em 1730, a fazenda que originou a antiga Vila de Paulista, passou a ser propriedade do bandeirante Valério Coelho Rodrigues, o qual, querendo homenagear o Estado que serviu de berço a sua mulher com o nome de Paulista, Já que Dona Domiciana Vieira Martins era natural de São Paulo”.
A segunda versão sugere que: “a fundação da antiga Vila de Paulista originou-se de uma fazenda de gado de propriedade do bandeirante Valério Coelho Rodrigues, conhecido por Valério, o velho. Em fins do século XVIII, a fazenda já possuia uma capela construída sob suas expensas, e em torno da qual, se desenvolveu a povoação.
Inúmeros adventistas, vindos das províncias vizinhas, se estabeleceram nas imediações da fazenda que rapidamente cresceu, tornando-se, em pouco tempo, um núcleo populacional de relativa expressão.
Em virtude do crescente desenvolvimento da povoação, foi instituído um Juizado de Paz em 1829, e, em 1883, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, Padroeira da Cidade. No mesmo Ato foram estabelecidos os seus limites, ficando para o ano de 1888 sua instalação canônica.

Cartão Postal

 

Fonte: paulistanapi.blogspot

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais