30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralQueimada Nova

Convênio garantirá recursos para Associação Caprinova de Queimada Nova do Piauí

O município de Queimada Nova, através da Associação dos criadores de caprinos e ovinos, juntamente com o apoio da fundação Banco do Brasil e SEBRAE, firmaram um convênio de cooperação financeira no qual celebram a criação do projeto “Implantação de Unidade de Abate de Ovinos e Caprinos”, sob a cláusula primeira e segunda que tem por objetivo e plano de trabalho destinar recursos financeiros necessários à implementação desse projeto na esfera do Programa Trabalho e Cidadania da Fundação, designado a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da base produtiva da ovinocaprinocultura; Seu local de implantação, suas metas e resultados a serem atingidos constam no convenente previamente aprovado pela fundação.

Em entrevista com o presidente da associação Natividade Vieira Rodrigues, com o gerente do Banco do Brasil Wenderson de Araújo Alves e com a gerente regional do SEBRAE Ana Meire, é possível entender com mais detalhes a respeito dessa parceria:

Presidente da Associação, Natividade Vieira Rodrigues, o Dazin da Associação Caprinova, como é conhecido.

“A gente tem a honra de estar hoje nesse momento tão importantíssimo para nossa agricultura familiar. Hoje assinamos esse convenio com a fundação Banco do Brasil em um projeto no valor de R$ 197.170,50 (cento e noventa e sete mil cento e setenta reais e cinquenta centavos), onde vai ser uma unidade de abate com capacidade pra 100 animais e com cama fria para estocar os animais abatidos e, com certeza isso é muito satisfatório para nossa cidade, nosso município, uma vez que vai regularizar essa demanda de comercialização”, comentou Natividade Rodrigues. 

Natividade informou que a associação foi criada em 2010, especificamente, no dia 03 de janeiro, e atualmente conta com 56 produtores associados. “A gente vem buscando isso e viemos agradecer os parceiros: fundação Banco do Brasil e SEBRAE, a quem nos patrocinou esse convenio” disse.

O gerente do Banco do Brasil de Paulistana, Wenderson de Araújo,

O gerente do Banco do Brasil de Paulistana, Wenderson de Araújo, comentou sobre a parceria do Banco com a associação de Queimada Nova. “O Banco do Brasil através da fundação, identifica na sua cidade e na região, projetos que realmente visem o desenvolvimento daquela determinada região, então diante de um projeto bem elaborado – isso passa por um crivo e uma avaliação -, se for aprovado existe firmado uma parceria que o Banco do Brasil entra com um recurso financeiro para que venha ser desenvolvido aquele projeto e contribuir para o desenvolvimento daquela região e dos produtores rurais”, declarou Wenderson de Araújo.

O gerente falou ainda sobre a questão do SEBRAE ter entrado junto com apoio e capacitação técnica. “Não é um projeto feito de qualquer forma, na verdade quando eu falo num crivo, esse apoio financeiro nada mais é que uma complementação, pois o fim em si não é só injetar recursos financeiros, mas eu falo em desenvolvimento, em formar parceiras como o SEBRAE – que é um parceiro da região há mais de 14 anos -, então depois de toda a capacitação técnica, entra as etapas dos recursos financeiros”, finalizou Wenderson Araújo.

A gerente regional do SEBRAE Ana Meire

A gerente regional do SEBRAE Ana Meire, ressaltou a importância da parceira junto ao Banco do Brasil e destacou o quanto a região de Queimada Nova ganhará com isso, pois aumentará sua capacidade de produzir e de potencializar a ovinocaprinocultura.  

“A caprinovinocultura é uma atividade familiarizada no sertão do Piauí, no semiárido e no Nordeste e Queimada Nova é onde tem o melhor rebanho de caprinocultura, juntamente com Betânia, Paulistana, enfim, vários municípios. O SEBRAE chegou junto com eles (Banco do Brasil) nessa cooperativa em 2009 e foram realmente 8 anos de trabalho, de consultoria, de capacitação, de organização e de logística”, afirmou a gerente do SEBRAE, Ana Meire.

Ana Meire destacou o compromisso de fazer com que gere empregos e as rendas sejam geradas dentro do próprio município a partir desse segmento, e o ovinocaprino é uma carne nobre.  “Então quanto mais os produtores melhorarem a forma de produzir, mais mercado nós vamos alcançar” finalizou a gerente do SEBRAE.

O convenio foi firmado durante a 8ª Feira de Desenvolvimento da Ouvinocaprinocultura de Queimada Nova do Piauí que é realizada anualmente paralelamente a festa de 26 anos de emancipação política do município. 

Veja imagens da reunião!

 

Por Iara Marina / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais