31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Convênio permitirá implantação do INSS Digital no Piauí

Visando garantir o atendimento mais rápido e eficaz, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, assinarão um convênio para a implementação do programa INSS Digital. A solenidade acontecerá no dia 17 de outubro, no Auditório da Ordem, às 10 horas e contará com as presenças do presidente nacional do INSS, Leonardo Gadelha, e do gerente executivo do INSS no Piauí, Ney Ferraz Júnior.

O INSS Digital dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O programa também permite que advogados piauienses tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.

O projeto permitirá ainda que os segurados façam a solicitação de requerimento de benefícios de uma forma eletrônica. “O objetivo do acordo é promover maior celeridade e eficiência dos atendimentos no INSS. Isso vai dispensar a obrigatoriedade da presença do advogado nas agências da Previdência Social, em muitos casos. O fluxo de pessoas na APS será menor e vai poupar tempo do advogado”, ressalta Ney Ferraz Júnior.

Avaliando a parceria como positiva, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, informou sobre os benefícios que resultarão com o convênio, tanto para advogados como para segurados. “Este projeto facilitará as condições de trabalho para o advogado e, consequentemente, para todo segurado que necessite dos serviços prestados pelo INSS. Ao formalizar o acordo todos os processos que o advogado tinha que ir até a agência não necessitará mais de deslocamento físico. Favorecer o acesso aos serviços é dar reconhecimento dos direitos dos cidadãos”, celebrou Chico Lucas.

De acordo com o projeto do INSS Digital, também haverá uma economia em relação aos custos para guardar os processos em arquivos, desde a tramitação e arquivamento até a manutenção do arquivo físico, liberando servidores e estagiários para outros serviços, além de tornar mais célere o acesso aos documentos, eliminando o problema de extravio.

Em março deste ano, o mesmo acordo foi formalizado com a OAB da Seccional do Distrito Federal e, no mesmo dia, o INSS e a OAB Nacional assinaram o protocolo de intenções para o aperfeiçoar o atendimento dos advogados que diariamente comparecem às agencias da Previdência Social em todo o país. A previsão é que até o final do ano, o INSS Digital esteja 100% implantado.

 

 

Da Redação/ cidadeverde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais