25.3 C
Piauí
5 de dezembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Picos

Coordenadora de Direitos Humanos representa Picos em evento nacional

A coordenadora de Direitos Humanos de Picos, Jovana Cardoso, irá representar o município no Encontro Nacional de Ações Afirmativas dos Municípios Para as Minorias no Rio Grande do Sul. O objetivo é falar de políticas afirmativas de inclusão para as minorias.

O evento reúne órgãos de peso no cenário mundial quando de questões voltadas para políticas públicas de inclusão social como a Organização das Nações Unidas e Organização dos Estados Americanos, além de representações nacionais de minorias.

“É o momento em que o mundo estará presente para ouvir o que os municípios brasileiros têm feito para a promoção da cidadania das pessoas, independente de qualquer coisa”, explica a gestora.

Os municípios participantes são selecionados mediante sua luta e representação de políticas de direitos afirmativos voltados para a inclusão das minorias.

Nesse sentido, o município picoense está na vanguarda por ser o segundo no país a ter Lei específica que garante os direitos das minorias e promoção de políticas afirmativas, ficando atrás apenas de Juiz de Fora em Minas Gerais.

Investir em Direitos Humanos

Explica Jovana Cardoso que o investimento em direitos humanos não se resume apenas na criação de políticas nesse sentido, mas em todas as ações que venham contribuir para a manutenção da vida em sociedade. Ou seja, os gestores devem promover o bem estar de sua população garantindo bens fundamentais inerentes à pessoa humana.

“Na verdade, quando se constrói uma praça por exemplo, é um investimento em direitos humanos pois isso garante o direito de ir e vir, direito ao lazer, direito à confraternização. Então isso tudo são direitos humanos”. Analisa a coordenadora.

O Encontro Nacional de Ações Afirmativas dos Municípios para as Minorias acontece entre os dias 28 e 31 deste mês na cidade de Tapes, Rio Grande do Sul.

Fonte: CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais