24.3 C
Piauí
4 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco Saúde

Coração no ritmo certo e longe das arritmias; veja como se prevenir

A arritmia cardíaca é popularmente conhecida como um descompasso nos batimentos cardíacos. Essas mudanças no ritmo das batidas do coração são provocadas por alterações elétricas e prejudicam a quantidade de sangue bombeado para o corpo.

O problema preocupa, já que pode levar a morte súbita sem qualquer sintoma anterior. A estimativa é que 300 mil pessoas morram por ano no Brasil em decorrência disso.

Por isso, o ideal é procurar um cardiologista para fazer esse monitoramento do coração. Principalmente após os 40 anos, consultas periódicas ajudam na prevenção, evitando problemas de saúde graves e, assim, garantindo a tão desejada qualidade de vida.

Com já destacado, problemas com o coração podem acontecer sem qualquer sintoma anterior. Entretanto, alguns sinais podem estar relacionados com a arritmia. Dor no peito, por exemplo, exige um acompanhamento especial.

A lista de sintomas que podem estar relacionados com a arritmia conta ainda com tonturas, palpitações, desmaios e, também, mal-estar. Entretanto, identificar o problema exige a atuação de um especialista. Afinal, nem todo batimento acelerado do coração é um perigo.

Prevenção

Para manter a saúde do coração, seguir um estilo de vida mais equilibrado faz a diferença Aqui, a alimentação saudável tem um importante papel. Com isso, evite o consumo em grande quantidade de alimentos muito gordurosos e também industrializados

A prática de atividade física também é indicada para garantir o bom funcionamento do coração. Saúde emocional e exames preventivos também fazem parte da lista de ações.

Para quem já tem doença cardíaca, o acompanhamento médico constante é fundamental, realizando assim os exames necessários para o acompanhamento do caso.

Fonte: Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais