31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Coronavírus: Sesapi suspende cirurgias eletivas e estuda adquirir leitos de UTI

Fotos: Yasmim Cunha

O secretário de saúde, Florentino Neto, afirmou nesta segunda-feira (16) que o Estado possui 250 leitos de UTI e que está pleiteando novas unidades junto ao Ministério da Saúde, que vai disponibilizar 2.000 novos leitos nacionalmente.

“Nós estamos com nossos hospitais preparados com nossas equipes a postos. Estamos adquirindo novos equipamentos, novos respiradores. Enviamos pedidos de mais EPIs, de parte de leitos alugados para Teresina e para o interior e se houver necessidade, podemos convocar novos profissionais”, revelou o secretário.

Florentino participa de reunião com diretores de clínicas e hospitais particulares para repasse do plano de contensão do Covid-19 no Brasil.

O encontro debate a disponibilidade de leitos, e a reserva de locais nos hospitais privados destinados para pacientes diagnosticados. O COE reforçou os protocolos de atendimentos para pacientes com suspeitas dentre eles a disponibilidade de leitos de isolamento.

Rede privada está integrada

A Sesapi nega a situação de possíveis casos suspeitos não notificados na rede privada. “Todos os casos, todos os exames passam pelo Lacen e são acompanhados pelo Estado. O hospital de referência, tanto para a rede de saúde pública como privada, é o Hospital Natan Portela”, assegurou.

Cirurgias eletivas suspensas por 15 dias na rede estadual 

Cirurgias, exames e consultas eletivas estão suspensas temporariamente por 15 dias no Piauí a partir desta segunda-feira (16). A medida da Secretária Estadual de Saúde segue orientação do Ministério da Saúde de reservar mais leitos hospitalares para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o novo coronavírus.

Pacientes que aguardam data para cirurgia terão de esperar o contato da rede de regulação. Segundo a Sesapi, a medida não altera a ordem da fila quando a suspensão for encerrada.

A diretora de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joseane Oliveira, explica que o cancelamento vale apenas para procedimentos eletivos, aqueles que não são procedimentos de urgência.

“Queremos acalmar as pessoas da regulação. Esses pacientes afetados serão contactados após 15 dias. Como não temos nenhum caso confirmado, nenhum caso no Piauí, vamos aguardar o andamento da situação. Não sabemos se esse cancelamento será de 15 dias ou se esse aumento será aumentado posteriormente”, alertou.

Os procedimentos de urgência e emergência continuam em toda a rede hospitalar estadual.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais