25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados em banhos de rio no Piauí

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A tragédia que terminou com o afogamento de cinco pessoas da mesma família no rio Parnaíba, em Nazária (distante 35 km de Teresina), acendeu o alerta para os  cuidados que os banhistas precisam ter em momentos de lazer.

O coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Piauí, conversou com o Cidadeverde.com sobre os cuidados que todos precisam ter antes de entrarem em qualquer área destinada ao banho, seja ela uma piscina ou rios. Segundo o coronel, cada lugar tem seu perfil próprio e é necessário que o cidadão conheça antes de se aventurar.

“[Banhar de rio] é um meio de lazer recomendável devido às temperaturas elevadas. Mas, a gente precisa estar atento aos perfis que estão envolvidos: a zona aquática e o perfil das pessoas”, ressaltou o coronel.

De acordo com José Veloso, os banhos têm características singulares e é por conta disso que o turista precisa conversar com nativos para saber informações sobre o lugar em que está entrando. Segundo o bombeiro, há lugares com excesso de profundidade e outros com falta.

“A pessoa pode fazer um salto em um local raso e acabar sofrendo um acidente. Um bebê pode se afogar em um palmo de água. Além disso, a alimentação ou bebida alcoólica ingerida antes do banho altera o perfil fisiológico da pessoa. É preciso levar em conta ainda que a natação é uma atividade onde há um esforço físico intenso. E isso precisa ser levado em consideração”, pontuou o coronel.

Dicas 

O coronel Emídio Oliveira, comandante das operações de resgate das crianças que se afogaram em Nazária, destacou à reportagem que é necessário ter mais atenção com as crianças.

“Antes de deixar elas banharem em qualquer lugar, [os pais ou responsáveis precisam] verificar como é a situação do local. O rio Parnaíba, por exemplo, nas coroas, têm locais que afundam muito rapidamente. Não podemos deixar as crianças irem para aquele local porque elas não terão condições de nadarem”, ressaltou o coronel Emídio Oliveira.

Entre as recomendações para os banhos estão:

  • Perguntar a nativos qual o melhor local para o local para o banho, seja em lagoas ou mar;
  • Ter mais atenção com as crianças;
  • Se presenciar alguém se afogando, procure algo que flutue e jogue na direção da pessoa;
  • Nadar longe de pedras, árvores e mangues;
  • Não se afaste do grupo de banho; e
  • Fazer alongamentos antes de nadar.

“Quem faz natação precisa de um aquecimento prévio. Com a natação, a pessoa pode ter contrações musculares que podem lhe trair exatamente no meio do rio e provocar o afogamento. É um momento de lazer e geralmente o corpo está relaxado”, completou o coronel José Veloso.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais